Filme “Made in Bangladesh” em exibição esta quarta-feira no Teatro Sá da Bandeira em Santarém

Em Ribatejo Cool

O filme “Made in Bangladesh”, de Rubaiyat Hossain, vai estar em exibição esta quarta-feira, 19 de maio, às 20h00, no Teatro Sá da Bandeira em Santarém.

A sessão desta semana do Cineclube de Santarém traz-nos um filme estreado internacionalmente no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), uma história sobre emancipação, assinada pela realizadora bangladeshi Rubaiyat Hossain (“Meherjaan”, “Under Construction”), que escreve o argumento a quatro mãos com o francês Philippe Barrière.

Rikita Nandini Shimu, Novera Rahman, Deepanwita Martin, Parvin Paru, Mayabi Rahman, Shatabdi Wadud e Mita Rahman assumem as personagens.

SINOPSE: Depois de um acidente de trabalho que causou a morte de uma colega, Shimu, uma jovem operária têxtil de Daca (Bangladesh), decide criar um sindicato. Empenhada em melhorar as condições de cada trabalhadora, a sua vida ganha um novo propósito nas reuniões sindicais, onde eleva a sua voz e a das outras mulheres, defendendo os direitos de todas. Contudo, num mundo dominado pelos homens, esta mudança é mal aceite e Shimu é obrigada a marcar posição em duas frentes distintas: em casa, perante um marido que discorda das suas ideias; e na própria fábrica, onde patrões descontentes com o rumo das coisas tentam, de todos os modos, pôr cobro às reivindicações.

Leave a Reply