Município de Azambuja destaca a missão dos Sapadores Florestais

Em Região

O Dia Nacional do Sapador Florestal foi assinalado no dia 21 de maio. O Município de Azambuja aproveitou a efeméride para saudar a nobre missão destes profissionais e para evidenciar o excelente trabalho dos sapadores que tem ao seu serviço. A autarquia dispõe de uma equipa de sapadores florestais – designada SF 05-185 – e reconhece a enorme importância da sua atividade, nomeadamente, na defesa dos espaços rurais contra os incêndios.

O trabalho desenvolvido pelos sapadores tem duas fases distintas , ao longo do ano. Durante o inverno e a primavera, tem lugar o trabalho de silvicultura preventiva onde se destacam as tarefas de gestão e manutenção de áreas inseridas em faixas de gestão de combustível a aglomerados populacionais, através da realização de podas e desramação de árvores, controlo de vegetação e abate de árvores. Já no período de verão e início do outono, ocorrem, maioritariamente, ações de vigilância, de primeira intervenção e de apoio ao combate em incêndios rurais.

Refira-se, ainda, que desde o início da pandemia, e apesar dos confinamentos e restrições à circulação, a nossa equipa de sapadores manteve-se praticamente sempre no ativo e em trabalho no terreno, numa disponibilidade que merece ser evidenciada.

O Município de Azambuja enaltece a dedicação dos seus sapadores e estende uma palavra de reconhecimento e incentivo a todos os profissionais da área, neste Dia Nacional do Sapador Florestal.

Leave a Reply