Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioAmbienteEntrevista - Margarida Oliveira, sub-diretora da Escola Superior Agrária de Santarém: "Há...

Entrevista – Margarida Oliveira, sub-diretora da Escola Superior Agrária de Santarém: “Há necessidade de rejuvenescer e melhorar a qualidade de vida dos agricultores” (vídeo)

A adaptação às alterações climáticas e a transição para uma sociedade inclusiva com impacto neutro no clima pressupõe alterações profundas dos sistemas agroalimentares. Este vai ser o tema da Conferência Internacional Agri-food Ecosystem 2021, a realizar na quarta e quinta-feira, dias 26 e 27 de maio, na Escola Superior Agrária de Santarém, como afirma a professora Margarida Oliveira, subdiretora da Escola Superior Agrária de Santarém, em entrevista ao Mais Ribatejo.

A Prof.ª Margarida Oliveira refere que nos dois dias da conferência vão ser abordados temas relacionados com a estratégia de investigação e inovação europeia, em torno do Green Deal, o pacto ecológico europeu de resposta às alterações climáticas, ao uso mais eficaz dos recursos, à escassez de água, tendo em conta o objetivo da União Europeia atingir em 2050 a neutralidade carbónica.

“Os desafios da digitalização estão no centro das atenções e hoje a agricultura 4.0 e a pecuária 4.0. o trabalho de precisão, são já uma realidade”, afirma a Professora Margarida Oliveira, salientando que “há necessidade de rejuvenescimento do setor agrícola, e o processo de digitalização pode também contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos produtores agrícolas”.

A subdiretora da Escola Superior Agrária de Santarém salienta a importância dos temas abordados nesta conferência, para os investigadores, professores e para os futuros e atuais produtores agrícolas e pecuários, sendo fundamental o processo de transferência de conhecimento e tecnologia e de capacitação do setor agrícola. Um processo em que os institutos Politécnicos desempenham um papel fundamental, pela sua abrangência territorial e presença ativa no mundo rural.

As inscrições para a conferência ainda se encontram abertas aqui.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar