Saiba como mudar de empresa de luz e gás

Em Empresas

Com o mercado de energia a oferecer várias oportunidades de poupança, agora o Mais Ribatejo, em colaboração com a Comparamais, dizem-lhe como funciona este processo

Desde 2006 que cada empresa no mercado de energia tem liberdade para definir os seus preços. Isto significa que, tal como pode encontrar produtos a diferentes preços nos vários supermercados, também pode ter eletricidade com custos diferenciados nos vários fornecedores.

Como o mercado livre permite mudar gratuitamente de empresa, agora explicamos-lhe, com o apoio da Comparamais, como é feito este processo, e tudo o que precisa saber antes de mudar o contrato de energia.

Mudar o contrato de energia – Informações principais

Caso pondere a hipótese de trocar de empresa de eletricidade e gás, deve saber desde logo algumas informações:

  • A mudança é grátis
  • A passagem entre empresas é automática
  • Não há qualquer corte de luz ou mudança de contador (ou seja, não há intervenções técnicas em casa do cliente)
  • A mudança deve ficar concluída num prazo máximo de três semanas
  • Não tem qualquer período obrigatório de permanência, ou de fidelização, no novo contrato

Que documentos preciso?

Para mudar o contrato apenas necessita de dois documentos: uma fatura de energia e o seu CC ou NIF. Para efetuar a mudança, será necessário indicar:

  • Nome do titular do contrato
  • NIF, devendo indicar o número de contribuinte do titular
  • CPE – O Código de Ponto de Entrega, que identifica o seu contador, disponível numa fatura de eletricidade junto dos seus dados de cliente
  • CUI – Caso pretenda mudar também o gás, deve indicar o Código Universal de Instalação do seu contador e um certificado de inspeção válido

Como é feita a mudança de empresa de eletricidade?

A mudança é um processo totalmente simples e automático. Se pretende trocar de fornecedor deve, em primeiro lugar, comparar os preços e escolher a melhor tarifa disponível. Depois apenas precisa entrar em contacto com esse fornecedor e indicar que quer ser cliente.

Nessa altura serão necessários os seus dados pessoais, após o qual esta nova empresa irá tratar de toda a mudança por si. Ela entrará em contacto direto com o seu atual fornecedor, dando início a um processo de transição.

Como saber que a troca de empresa foi feita?

Poderá perguntar junto da nova empresa se a mudança está completa ou simplesmente aguardar pela chegada da nova fatura a casa. Quando faz a mudança de fornecedor recebe sempre uma última fatura da empresa de onde sai, cobrando todos os consumos até ao dia em que foi seu cliente. E depois passa a receber apenas as faturas da sua nova empresa.

Cancelamento pode ser pedido durante 15 dias

Caso se arrependa da mudança, terá um prazo de quinze dias após a contratação para reverter este processo. Nesse caso, embora lhe possam ser cobrados os dias em que teve no novo comercializador, o seu anterior plano de energia será novamente ativado, voltando à situação que tinha anteriormente.

A mudança de fornecedor tem algum custo?

Como referido, a mudança é totalmente gratuita. A Comparamais explica que existem alguns esquemas, usados por vendedores porta-a-porta que, aproveitando o desconhecimento e tirando partida da idade avançada de alguns clientes, pedem um valor pela mudança.

No entanto, este é um procedimento fraudulento e os clientes não devem pagar qualquer valor pela mudança de contrato. Ela é simples, automática e muito simples, podendo permitir a muitos clientes ficar a pagar menos pelas faturas de luz e gás.

Leave a Reply