5 Itens de cozinha que um pasteleiro profissional não pode dispensar

Em Ribatejo Cool

Para ser bem sucedido, um bom pasteleiro não tem de se preocupar apenas com a medição certa dos ingredientes ou com a escolha de ingredientes de excelência. É claro que tudo isso é importante, mas hoje em dia, ter os melhores utensílios e gadgets de cozinha é também uma forma de conseguir os melhores – e mais saborosos – resultados!

A pensar nisso, reunimos uma lista com cinco itens de cozinha essenciais na pastelaria. Ora veja!

1. Um banho-maria

Para assegurar que entrega os pratos quentes, um banho-maria é um acessório essencial em qualquer cozinha. Atualmente, inclusive, é possível encontrar banhos-maria que mantém os pratos quentes a diferentes temperaturas. Além disso, pode sempre controlar a temperatura do banho-maria, de modo a obter o efeito desejado – mais quente ou mais frio – em função do que estiver a cozinhar.

A verdade é que numa cozinha profissional e, sobretudo, quando se cozinha para grandes grupos, este é um acessório essencial.

2. Uma batedeira profissional

Para quem trabalha com a pastelaria, uma batedeira é um acessório essencial e deve ser visto como um investimento a longo prazo. Afinal, na pastelaria, as funções das batedeiras são imensas:

  • amassar
  • bater 
  • misturar
  • agitar
  • etc.

Além disso, as batedeiras permitem trabalhar sólidos, mas também líquidos. Por isso, na hora de escolher a batedeira certa, tenha em conta a sua capacidade, tendo como referência o número de litros, uma vez que X litros vão corresponder a Y kilos. Se optar por uma bateria de capacidade máxima, por exemplo, poderá trabalhar uma mistura de 60 litros, o que equivale a 30 kilos de massa de pizza ou a 24 de pão.

3. Uma balança

Pastelaria e matemática andam de mãos dadas, uma vez que é importante saber fazer contas relativamente aos pesos, proporções, etc. Na pastelaria todos os gramas contam para que o bolo saia perfeito!

E não se esqueça, um bom pasteleiro não pesa apenas os sólidos! Os líquidos têm também de ser pesados. Por esta razão, recomendamos-lhe que opte por uma balança digital.

4. Uma peneira

Na hora de fazer bolos, quase de certeza que vai precisar de usar: farinha ou açúcar ou fermento, sendo que na maioria das vezes, vai acabar por combinar estes ingredientes. Aliás, na doçaria ribatejana estes ingredientes andam quase sempre juntos! 

Por isso, uma peneira é essencial, pois graças a ela, irá assegurar que os ingredientes mantêm uma textura homogenea, criando uma mistura mais leve e deixando de fora todas as impurezas.

5. Um saco de confeiteiro

Pastelaria é também comer com os olhos! Nesse sentido, a decoração e o aspecto dos bolos e das sobremesas, é fundamental. Até porque não é apenas uma detalhe estético – tem também de ser saboroso!

Os sacos de confeiteiro são uma forma de trabalhar bolos, tartes e até gelados de forma mais organizada e limpa, seja para os decorar, seja para os rechear. Verá como mesmo no bolo mais simples, o uso do saco de confeiteiro consegue contribuir para um acabamento mais elegante, dando um aspecto mais sofisticado ao resultado final.

Leave a Reply