Cavalo abandonado há 15 anos recolhido pela GNR em Ferreira do Zêzere

Em Sociedade

Um cavalo sobreviveu entregue a si próprio, numa propriedade penhorada há cerca de 15 anos e onde ficou abandonado até que o novo proprietário encontrou o animal que foi recolhido esta semana pelos militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Tomar.

Abandonado há 15 anos na natureza, o animal já tinha dificuldade em andar devido ao comprimento dos cascos

O animal foi encontrado no dia 1 de junho na localidade de Valada, concelho de Ferreira do Zêzere. Após a recolha do animal, os veterinários verificaram que tinha sido abandonado à cerca de 15 anos.

A propriedade foi penhorada há 15 anos, e o animal ficou entregue a si próprio com pasto e água em abundância, mas sem cuidados veterinários.

Segundo a GNR, no seguimento de um alerta de um cavalo a vaguear num terreno, os militares da Guarda apuraram que a propriedade havia sido penhorada e que o animal estava abandonado há cerca de 15 anos. O atual proprietário, ao adquirir a propriedade, alertou para a existência do cavalo que, apesar do abandono, tinha pasto e água em abundância, mas que não tivera os cuidados veterinários necessários.   

O equídeo foi entregue a uma instituição denominada de “Quinta da Canastra”, localizada na localidade de Besteiras, Ferreira do Zêzere, que se disponibilizou para o acolher.

Esta ação contou com o apoio da Veterinária Municipal de Tomar e da Divisão de Intervenção Veterinária do Comando da Administração dos Recursos Internos (CARI).

Leave a Reply