Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioAmbienteInaugurada obra de valorização do Ribeiro de Aveiras no futuro Parque Ambiental

Inaugurada obra de valorização do Ribeiro de Aveiras no futuro Parque Ambiental

Realizou-se este sábado, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente,a inauguração da obra de Valorização do Ribeiro de Aveiras, em Aveiras de Baixo. A intervenção, recentemente concluída, teve início em outubro de 2020 e é cofinanciada pelo Fundo Ambiental.

O ribeiro atravessa os terrenos dos antigos viveiros do ICNF, em Aveiras de Baixo, onde a autarquia visa criar o futuro Parque Biológico e Ambiental de Azambuja. Na empreitada foram utilizadas várias técnicas de engenharia natural, fazendo um controlo das espécies invasoras. Assim, foi executado o corte da vegetação invasora – como as canas, e foi reforçada a plantação de espécies autóctones (nativas) do ecossistema desta região. Numa última fase, foram efetuadas a modelação das margens da ribeira, a criação de um anfiteatro e a concretização do caminho ao longo da ribeira no Parque Ambiental. Com todo este projeto, Azambuja terá, também, o primeiro Laboratório de Rio funcional na zona sul do país, onde poderá ser observada a intervenção realizada e as diversas técnicas utilizadas.

De referir que esta obra representa um investimento global de 200 mil euros, dos quais a Câmara Municipal conseguiu um financiamento de 170 mil euros, no âmbito da candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental enquadrada no objetivo “Adaptar o território às alterações climáticas – concretizar o P3AC”. A concretização desta “Valorização e Adaptação do Ribeiro de Aveiras às Alterações Climáticas” tornou toda a área envolvente à intervenção mais resiliente e preparada para os riscos associados a fenómenos de cheias e de inundações, bem como recuperou o corredor ribeirinho ao longo da linha de água, fomentando a criação de refúgios e corredores ecológicos para espécies vulneráveis.

No currículo desta obra do Município de Azambuja, constam a empresa Floponor, ligada às áreas do ambiente e da floresta, que executou a empreitada, e também a empresa Engenho e Rio, que é responsável pela elaboração do projeto e especializada em reabilitação fluvial com recurso a “engenharia natural”.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar