Terça-feira, Março 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioAmbienteVídeo - Noite de Morcegos do Alviela abre programa Ciência Viva no...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Vídeo – Noite de Morcegos do Alviela abre programa Ciência Viva no Verão

Uma Noite de Morcegos marcou o lançamento nacional da edição deste ano do Ciência Viva no Verão em Rede. E o local escolhido foi o Centro Ciência Viva do Alviela, o Carsoscópio em Alcanena. O Ciência Viva no Verão é um programa científico para toda a família que apresenta este ano com 300 atividades a decorrer até 15 de setembro, na rede de centros de Ciência Viva em todo o país.

Esta Noite de Morcegos começou com uma visita à exposição “Quiroptário” do Centro de Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio. Uma exposição inteiramente dedicada aos morcegos e que mostra a importância destes animais nos ecossistemas e a necessidade da sua conservação.

A exposição transporta os visitantes ao longo da história da relação do Homem com os morcegos, com os seus mitos e lendas. Ficamos a conhecer como vivem, os seus abrigos, alimentação, estratégias de caça e outras curiosidades.

O Carsoscópio acolhe o Observatório de Morcegos Cavernícolas, integrado plano nacional de conservação dos morcegos cavernícolas. Trata-se de estrutura equipada com um sistema de videovigilância de visão noturna de alta resolução através de quatro postos de observação permanente instalados numa das galerias. Projeto inovador em Portugal, permite a observação à distância e em tempo real do comportamento das diferentes espécies de morcegos cavernícolas do Alviela.  

O lançamento do programa Ciência Viva no Verão contou com as presenças da presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, da presidente da Ciência Viva, Rosália Vargas, do presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e do vice-presidente na CCDR LVT, José Manuel Alho.

Depois, saímos do edifício do carsoscópio e dirigimo-nos numa caminhada até às grutas da nascente do Alviela, para assistir à saída dos morcegos para a caça.

Fomos guiados por dois especialistas em morcegos, o investigador Francisco Amorim, e Maria João Silva, bióloga do Centro Ciência Viva do Alviela.

Uma saída de campo para descobrir as espécies residentes na nascente do Alviela e observar a saída dos morcegos para o exterior da gruta, para caçar.

Os detetores de ultrassons permitiram identificar as diferentes espécies pelos sons emitidos, que não são audíveis pelo ouvido humano.

É o único mamífero capaz de voar. Come por noite metade do seu peso em insetos, contribuindo para o controlo das pragas nos campos. Passa a primavera e o verão nas grutas da nascente do rio Alviela, onde forma colónias de maternidade com cerca de 5000 indivíduos.

Nestas grutas da nascente do Alviela, vivem cerca de 5000 morcegos de 12 espécies diferentes nove das quais com estatuto de ameaçadas. Esta comunidade de morcegos é constituída por fêmeas que usam estas grutas como maternidade para ter as suas crias. Passam aqui os meses da primavera e verão, alimentando-se de insetos.

No outono e inverno, estes morcegos voam para outros abrigos a centenas de km de distância, em Marvão, Sesimbra e Arrábida, entre outros territórios que os cientistas conseguiram identificar através das anilhas colocadas em alguns animais.

O programa A Noite dos Morcegos vai realizar-se no Centro Ciência Viva do Alviela nos dias 16, 17 e 30 de julho, e a 7,13, 20 e 28 de agosto. Sempre às 19h30.

No distrito de Santarém, o programa Ciência Viva no Verão oferece uma série de atividades durante todo o verão, a partir dos dois Centros Ciência Viva do Alviela em Alcanena e de Constância. Há atividades muito diversas como os moinhos da Pena em Torres Novas, a biodiversidade urbana em Torres Novas, a observação de borboletas em Tomar, as pegadas de dinossauros de Vale de Meios, observações astronómicas em Constância, a observação de aves no jardim do Mouchão em Tomar, e no rio Almonda em Azinhaga, entre muitas outras atividades.

O programa completo de atividades pode ser consultado no site do programa Ciência Viva No Verão em https://www.cienciaviva.pt/verao/2021/index.php

1 comentário

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

banner-festival-balonismo-Coruche

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar