Necessita de mais potência elétrica? Saiba como alterar

Em Empresas

Principalmente durante o período do Inverno, e até há bem pouco tempo devido ao confinamento geral originado pela pandemia do coronavírus, a população passou mais tempo em casa.

Seja pelas escolas encerradas, por não ser possível realizar as suas atividades laborais ou até porque está em regime de teletrabalho, o que é certo é que o consumo de energia tem aumentado,  mantendo-se assim, o resto das tarefas no lar.

No entanto, ter vários eletrodomésticos a funcionar ao mesmo tempo, pode fazer com que o quadro elétrico “dispare” pois a potência elétrica poderá não ser a suficiente. É bastante aborrecido querer ligar a máquina de lavar e o forno para preparar o jantar e não conseguir ambas as coisas ao mesmo tempo. Provavelmente está na hora de averiguar a necessidade de aumentar a potência contratada.

Apesar de ser comum a necessidade de aumentar a potência contratada, é comum também o inverso: necessidade de a reduzir se não fizer falta uma potência tão alta, seja pelo reduzido número de pessoas ou  pelo tipo e número de eletrodomésticos em casa.

Efetivamente é possível poupar na conta da luz se reduzir essa potência, pois esta é apresentada como um valor fixo que chega todos meses na fatura.

O que significa alterar a potência elétrica?

Realizar uma mudança de potência não é mudar o contador da luz, mas sim alterar a velocidade e a carga da eletricidade que consumimos nas nossas casas. Existem vários escalões de potência que estão de acordo com as necessidades de consumo. Por exemplo: uma pessoa que viva sozinha à partida não necessitará do mesmo escalão de potência que uma família de cinco pessoas. A isto vamos somar os eletrodomésticos existentes e a regularidade com que são usados.

Se falta a luz muitas vezes é possível que a potência não seja a suficiente. Mas se por sua vez isso não acontece, certifique-se que a que tem contratada não é demasiado elevada e por isso a conta da luz é tão elevada. Saiba que quanto mais potência elétrica contratar mais pagará por mês. Uma das formas que tem de poupar na conta de energia é confirmar se deve baixar a potência da luz.

Como pedir alteração da potência

A tendência destes pedidos é que aumentem sempre no inverno e baixem no verão pois o consumo de energia não é o mesmo.

O pedido deve ser realizado à companhia de energia, diretamente pelo titular, pois trata-se de uma alteração contratual.

O intervalo de potência mais comum é entre os 3.45 kWh e o 6,9 kWh. No entanto, existem outros que podem ser aconselhados tanto por um eletricista credenciado ou até pela própria empresa de energia. O pedido pode ser feito de forma gratuita e todos estes critérios são iguais, seja na EDP, na Endesa e em todas as restantes.

Tarifas elétricas e a mudança de potência

Se decidir que necessita de uma potência bastante elevada, saiba que o valor do kilowatt pode aumentar em função do escalão. É importante saber que o consumo e a potência são os dois elementos mais relevantes da fatura de energia, pois determinarão o valor final da mesma. Vale sempre a pena recordar que esses valores são acrescidos de IVA.

Para questões relacionadas com o seu contrato de energia saiba que a Selectra Portugal dispõe de um serviço personalizado e gratuito e que o pode ajudar a compreender melhor o seu contrato e a sua conta de energia.

Leave a Reply