fbpx

Newsletter

Não perca as últimas. Receba no Email as notícias do Mais Ribatejo

Email Marketing by E-goi

CTT contrata mais 8 funcionários e os carteiros suspendem greve em Santarém

Em Sociedade

Os trabalhadores do Centro de Distribuição Postal (CDP) de Santarém vão suspender na quarta-feira a greve parcial iniciada esta semana, dado o compromisso dos CTT em reforçar o serviço com oito funcionários.

A greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), abrangendo os trabalhadores do CDP de Santarém, Almeirim e Alpiarça, “vai ser desconvocada na quarta-feira, sob o compromisso de a empresa reforçar o pessoal”, disse hoje à agência Lusa a dirigente sindical Dina Serrenho.

Os trabalhadores iniciaram na segunda-feira uma paralisação parcial de duas horas e meia por dia, reivindicando um reforço de 12 trabalhadores para “substituição dos carteiros que se encontram a gozar o período de férias e outros em situações de ausência prolongada”, explicou a sindicalista.

Ao segundo dia de greve, com uma adesão de “cerca de 80%”, o SNTCT conseguiu por parte dos CTT a garantia de “mais oito trabalhadores para os três concelhos, dos quais cinco entram já hoje ao serviço e os restantes três nos próximos dias”, disse Dina Serrenho, considerando ter sido “alcançada uma vitória, quer para os trabalhadores quer para a população, que assim vê garantida a entrega da correspondência”.

Esta é a segunda greve parcial realizada pelos trabalhadores do CDP de Santarém, depois de uma primeira, de duas horas diárias, que terminou em 30 de junho.

De acordo com a sindicalista, o CDP de Santarém deveria tem um quadro de pessoal de 42 trabalhadores, dos quais “apenas 31 estão ao serviço”, provocando “uma sobrecarga de trabalho e atrasos na distribuição postal”.

Dos três concelhos onde foi convocada a greve, “Santarém é o que tem atrasos menores, que devem ser recuperados rapidamente”, enquanto em Almeirim e Alpiarça há “atrasos na distribuição que rondam cerca de uma semana e meia”.

Em resposta à agência Lusa, no dia 15, os CTT afirmaram que no CDP de Santarém se regista “atualmente uma redução do tráfego de correio, tal como habitualmente acontece nos meses de verão”.

“Ainda assim, está previsto o reforço da capacidade de distribuição para muito breve, desde que ultrapassado o atual constrangimento, sendo que importa referir que a distribuição de correio neste centro se encontra estável desde o último pré-aviso de greve que terminou a 30 de junho”, acrescentou a empresa.

Leave a Reply

Recentes de Sociedade

Ir para Início
%d bloggers like this: