fbpx

Vasco Estrela recandidata-se pelo PSD em Mação com projeto de “continuidade”

Em Autárquicas 2021

O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, vai-se recandidatar pelo PSD nas eleições autárquicas de 2021, com o lema ‘Fazer com todos’, assumindo este terceiro mandato como a “continuidade a um projeto” iniciado em 2013.

Vasco Estrela, 50 anos, militante de base, advogado de formação e que está a concluir o seu segundo mandato, disse à agência Lusa pretender dar continuidade ao projeto que começou em 2013 e que ainda apresenta objetivos por cumprir para Mação (Santarém), município que tem sido sempre gerido pelas diretrizes do PSD e da extinta Aliança Democrática (AD).

“Estando a concorrer a um terceiro e último mandato, este terá de ser, naturalmente, de continuidade e consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido”, disse Vasco Estrela, tendo feito notar que, “contudo, o concelho, a região e o país têm desafios tremendos para os próximos anos que requererão de todos (…) determinação, convicção e coragem para os enfrentarmos”.

Questionado sobre quais os desafios que se colocam ao município de Mação nos próximos quatro anos e quais as soluções para os enfrentar, o candidato social-democrata apontou os fundos comunitários como ferramenta de intervenção aos eixos prioritários que sinalizou.

“É meu entendimento que, além de tudo aquilo que deveremos fazer e aproveitar no âmbito de fundos comunitários e Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), devemos focalizar a nossa ação, sem menosprezar outras, nas áreas da ação social e saúde, educação e cultura, floresta e paisagem, desenvolvimento económico e empreendedorismo, regeneração urbana e modernização administrativa”, afirmou.

Segundo antecipou Vasco Estrela, perspetiva-se “um tempo extraordinariamente difícil para os próximos anos” e que será, “ao mesmo tempo, um tempo desafiante e um tempo que requer ambição, requer saber e requer querer”, tendo apontado “projetos para concluir, obras para fazer, apoios sociais para intensificar, empreendedores que merecem ser apoiados” e “uma paisagem, um território e uma floresta que vai finalmente ter o tratamento que merece”.

Vasco Estrela lembrou ainda que, a partir de março de 2022, haverá descentralização de competências para as autarquias nas áreas da educação, saúde, cultura e ação social e que Mação vai ter “20 mil hectares para gerir” de floresta, “a última e a única oportunidade para concretizar aquilo que andamos (…) a dizer há mais de 15 anos”, notou, relativamente a um território com cerca de 400 quilómetros quadrados e uma vasta mancha florestal.

“Vai ser um esforço dantesco e que exigirá o compromisso de todos, mas mesmo de todos. Aqui, temos mesmo de fazer com todos, sob pena de perdermos uma oportunidade histórica de transformarmos o nosso concelho”, vincou.

O candidato, que apelou à “união de todos” depois do ato eleitoral de 26 de setembro, disse que “não é a altura de elencar projetos concretos”, tendo optado por deixar “pistas do que serão as prioridades para (…) um concelho mais desenvolvido” para o futuro.

“Mação ainda está numa situação de enorme fragilidade em muitos aspetos e é de todo impossível contrariar algumas das dinâmicas depressivas que o concelho tem se andarmos de costas voltadas uns para os outros”, reiterou.

Nesse sentido, “a máxima para o próximo ato eleitoral e respetiva campanha será respeito absoluto pelos adversário e humildade perante os cidadãos deste concelho na certeza que, apesar do muito que fizemos, cometemos erros e poderíamos ter feito diferente e, porventura, melhor”, sendo que “a frase para o próximo ato eleitoral será – Fazer com Todos – frase e princípio que nos deverão acompanhar nos próximos quatro anos”, concluiu.

À Assembleia Municipal de Mação candidata-se pelo PSD o atual presidente daquele órgão autárquico, José Manuel Saldanha Rocha, sendo mandatário da candidatura José António Belo, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mação.

Nas últimas eleições autárquicas em Mação, o PSD elegeu quatro elementos para o executivo, e o PS elegeu um vereador.

O atual vereador do PS da Câmara de Mação, Nuno Barreta, também já anunciou a sua recandidatura nas eleições autárquicas do próximo dia 26 de setembro.

Publique o seu comentário

Recentes de Autárquicas 2021

Ir para Início
%d bloggers like this: