Este ano volta a não haver Festas em Coruche. Devido à pandemia, as Festas de Nossa DSenhora do Castelo realizam-se em moldes idênticos aos do ano passado, sem espetáculos, e apenas com algumas cerimónias religiosas e o cortejo etnográfico, segundo o comunicado conjunto da Câmara Municipal de Coruche, Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e Comissão de Festas de Coruche.
O comunicado hoje recebido pelo Mais Ribatejo refere que “em virtude da situação epidemiológica provocada pelo surto de novo coronavírus, o Presidente da Câmara Municipal, o Juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e o Presidente da Comissão de Festas de Coruche reuniram de forma a analisar a recente evolução da Pandemia da COVID-19, no âmbito das recomendações e diretrizes emanadas pelas autoridades Eclesiásticas e da Saúde e as orientações do Governo relativamente a eventos públicos ou em espaço público, para tomada de decisão, nomeadamente sobre a realização das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo – 2021”.

“Lamentamos informar que as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo 2021 serão assinaladas em formato idêntico ao ano anterior”, refere o comunicado, sublinhando que a decisão teve em conta o disposto na Resolução de Conselho de Ministros nº 74-A/2021, de 9 de junho, alterada pela Resolução de Conselhos de Ministros nº76-A/2021, de 17 de junho, que estabelece a cessação de atividades em espaços abertos, espaços e vias públicas ou espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, nomeadamente, desfiles e festas populares ou manifestações folclóricas ou outras de qualquer natureza.
A organização teve em consideração a situação epidemiológica na Região de Lisboa e Vale do Tejo, o seu possível alastramento ao restante território nacional e a presença e proliferação de novas variantes apresentam um elevado risco para a saúde pública, e com o maior sentido de responsabilidade social, através do profundo respeito pela segurança e saúde dos cidadãos e dos que visitam Coruche por esta ocasião – num evento que reúne milhares de pessoas na nossa vila – as entidades entenderam que não existem condições para a realização destas celebrações no modelo tradicional,
Celebrações religiosas salvaguardadas
O comunicado salienta que as celebrações religiosas de homenagem a Nossa Senhora do Castelo, serão salvaguardadas através de meios alternativos disponíveis, oficialmente recomendados.
Assim, as tradicionais Novenas decorrerão no calendário normal, com o formato habitual e apenas condicionadas pelas regras impostas para as celebrações religiosas. O tríduo decorrerá na esplanada do castelo, nas datas habituais (12, 13 e 14 de agosto) e com a imposição das mesmas regras para as celebrações religiosas.
Relativamente à Procissão, no seguimento da continuidade das condições sanitárias associadas à pandemia COVID-19, vemo-nos na imposição de continuar na obrigatoriedade de não se realizar nos moldes habituais, sendo levada a cabo visitação da imagem de Nossa Senhora do Castelo, em moldes muito similares ao realizado no ano 2020. A visitação decorrerá nos dias 12,13,14 pelas freguesias do Concelho e no dia 15 de agosto no itinerário da Vila e zonas limítrofes, que terminará com a cerimónia da bênção dos campos, na esplanada do Castelo, estando condicionada pelas regras impostas para as celebrações religiosas. Oportunamente, publicaremos os diferentes itinerários e horários a levar a cabo nos vários dias de visitação.
Cortejo etnográfico nas ruas da vila de Coruche
No que concerne às celebrações tradicionais das festas, o Município de Coruche e a Comissão de Festas irão assinalar, o Cortejo Histórico e Etnográfico, nas ruas da vila de Coruche, com diversos quadros etnográficos alusivos às tradições das freguesias do concelho, em programa a divulgar oportunamente.
“Conscientes da medida tomada, que deixará um sentimento de tristeza na população, neste momento de propagação do vírus e das suas consequências, considera-se necessária e prudente a tomada desta decisão”, refere o comunicado da organização.
“Certos de que a população do concelho e os amigos das Festas de Coruche entendem e apoiam os motivos deste comunicado, para o ano cá estaremos para honrar a tradição das centenárias Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo”, conclui a organização.