fbpx

Comeres & beberes – Cherne em Tigelada

Em Ribatejo Cool

Há sessenta anos, três senhoras da alta sociedade portuguesa, de famílias benquistas do salazarismo, amigas da cozinha tradicional portuguesa praticada nas casas de abundantes posses, publicaram um conjunto de receitas que só por si são corpo fundamental dessa mesma cozinha, infelizmente maltratada a torto e a direito quer por cozinheiros, quer por chefs, quer ainda por escrevinhadores das áreas das artes culinárias e gastronomia.

Ao longo do tempo vou apreciando o percurso restaurantes interessados na preservação da genuína cozinha de carácter local e regional e, quando os encontro, entabulo conversa de forma a aquilatar o interesse dos cozinheiros em a defenderem a todo o transe. Por «acasos» do destino e ao fim de várias provas/provadas verifiquei o facto de em Alferrarede Velha estar a laborar o restaurante do chef Vítor Florêncio que reúne as qualidades acima referidas. Por esse motivo já lhe ofereci cópia de algumas receitas da dita cozinha e, no tocante à do cherne em tigelada, a mesma foi prato principal de duas refeições, tendo a posta alta de cherne alcançado supina perfeição concedendo grato e memorável prazer palatal. E, mais não escrevo, os leitores façam o favor de aquilatarem. Um bródio culinário de eleição. Bebeu-se o branco da casa Raízes com grande aprazimento.

Armando Fernandes

O restaurante encerra às quartas-feiras. Aceita cartões de crédito. Estacionamento nas imediações. Telefone: 931 737 898. Rua do Cana Verde, 8. Alferrarede

Publique o seu comentário

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: