Quero abrir uma loja online, por onde devo começar?

Em Empresas

Abrir uma loja online é uma forma de expandir o seu negócio, chegando, assim, a novos compradores. Aliás, esta é precisamente uma das grandes vantagens da Internet: o ultrapassar de fronteiras!

Para levar a cabo esta tarefa, eis uma lista de tudo o que precisa e deverá considerar.

Criação da loja online

Para começar, deverá criar uma loja online, construindo um site. Hoje em dia, existem várias plataformas que já lhe oferecem templates pré-criados que só tem de editar, adicionando depois os seus produtos para venda.

Contudo, se quer fazer algo mais profissional, poderá contratar um designer que lhe criará um site único e exclusivo, com uma imagem adequada à sua marca e àquilo que vende. Posteriormente, para dar vida e montar o site, irá precisar de um programador. Por último, para criar os textos, trabalhar os conteúdos e o SEO do site, aconselhamos-lhe a contratar um especialista de Marketing Digital.

Apresentação dos produtos

Numa loja online, é muito importante que os clientes possam ter acesso a toda a informação dos produtos que querem comprar. E isto não significa apenas fotografias de vários ângulos. É muito importante que sejam fotos de excelente qualidade. 

Igualmente importante é disponibilizar informações sobre o produto: peso, tamanho, etc. 

Aliás, quanto mais informação colocar, maior será a sua credibilidade aos olhos do consumidor, que ficará mais esclarecido e com menos dúvidas.

Envios e encomendas

Outro aspecto que não pode descurar é: o envio dos pedidos. Factores como o preço e a rapidez devem ser sempre tidos em conta e, por isso, é importante que faça a escolha de um serviço de envios sério e responsável. Lembre-se que aos olhos do comprador, se o produto demora a chegar ou está danificado, não importa quem falhou! 

Pesquise diferentes serviços de estafetas e use um comparador de envio de encomendas para escolher o melhor aliado para o seu negócio.

Métodos de pagamento

Paypal, transferência bancária, cartão de crédito ou débito,… Enfim, coloque à disposição dos clientes todos os métodos de pagamento para que na hora H (a hora de comprar) não desistam apenas porque não encontram uma opção que lhes convém.

Também por isso é importante tratar com extra atenção este assunto, assegurando um serviço de atendimento consistente e eficaz para caso os seus compradores tenham algum problema ou dúvida com os pagamentos.

Serviço de atendimento

Aliás, um serviço de Apoio ao Cliente, na hora de criar uma loja online, tem de ser sempre uma prioridade no momento da compra, mas também no antes e depois.

Acompanhe o cliente em todas as etapas da compra, dando-lhe confiança e esclarecendo possíveis dúvidas.

Pós-venda

Não se limite a investir na obtenção de novos clientes. Igualmente importante é cuidar dos já clientes. Lembre-se: um cliente satisfeito é alguém que volta a comprar e também acabará por ser muitas vezes um embaixador da marca, recomendando-a aos outros. Assim sendo, é essencial que cuide do seu cliente e invista num bom serviço de pós-venda, com descontos, email marketing e outras estratégias!

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