Decorreu em Santarém, no passado domingo, 5 de setembro, um Encontro de Mulheres Candidatas do Bloco de Esquerda sob o mote de “Municípios Livres de Violência de Género” organizada pelo Bloco de Esquerda de Santarém.
![](https://maisribatejo.pt/wp-content/uploads/2021/09/catarina-martins-be-santarem-2021.jpg)
Cerca de 80 pessoas participaram neste encontro que teve como oradoras Catarina Martins, Beatriz Gomes Dias e Fabíola Cardoso. No final, houve oportunidade para o público participar, partilhando as suas ideias e inquietações.
Uma das preocupações mais referidas foi a violência doméstica. O BE defende a adesão dos municípios à Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica. Santarém, à semelhança dos restantes municípios da Lezíria do Tejo, não possui ainda Equipas para a Igualdade na Vida Local (EIVL). No entanto, possui uma Conselheir@ Municipal para a Igualdade da qual se desconhece o trabalho desenvolvido.
![](https://maisribatejo.pt/wp-content/uploads/2021/09/BE-Encontro-Mulheres-Autarcas-b-20210905-warm-1024x577.jpg)
Fabíola Cardoso referiu que “a violência de género não afeta só as mulheres, afeta todas as pessoas. Afeta uma criança, quando dizem que não pode brincar com aquele brinquedo. É violência de género! Afeta um jovem, quando dizem que não pode namorar com aquela pessoa. Isso é violência de género! Afeta o homem, quando é vítima de violência doméstica”.
“Insistimos no combate ao conservadorismo e na construção de uma terra para tod@s. Para o Bloco de Esquerda de Santarém é urgente que o município de Santarém tire o Plano Municipal para a Igualdade do fundo da gaveta e o coloque em prática”, afirma a candidata do BE à Câmara de Santarém.
“O poder autárquico tem o dever de implementar políticas públicas específicas que incluam todas as mulheres, em particular: mulheres racializadas e com deficiência; pessoas da comunidade LGBTI+; vítimas de violência doméstica; entre outras”, defende Fabíola Cardoso.
![](https://maisribatejo.pt/wp-content/uploads/2021/09/BE-Encontro-Mulheres-Autarcas-b-20210905-fabiola.jpg)
Forte participação do BE na Marcha do Orgulho
A candidatura autárquica do Bloco de Esquerda de Santarém participou na Marcha do Orgulho LGBTI de Santarém, acompanhada por candidatos e candidatas bloquistas de todo o distrito.
Fabíola Cardoso, discursou no final do animado percurso pelas ruas da cidade. A candidata reafirmou o “compromisso do Bloco de Esquerda com a defesa da Igualdade e não discriminação também no poder local. É preciso reforçar a formação em igualdade de direitos e diversidade sexual, em contexto escolar e associativo e dos técnicos municipais; a disponibilização de informação sobre questões LGBTI e a celebração dos dias contra a homofobia e transfobia”.