O proTEJO – Movimento pelo Tejo, o Município de Vila Nova da Barquinha e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo organizam o webinar “Tejo vivo e vivido – seminário para a recuperação do rio Tejo e seus afluentes”, sob o tema “A biodiversidade, os ciclos ecológicos e os rios livres” no dia 16 de outubro, pelas 15 horas, cuja abertura será realizada pela secretária de Estado do Ambiente Inês do Santos Costa.
Este seminário tem como finalidade conhecer e refletir sobre a biodiversidade, os ciclos ecológicos e os rios livres na medida em que são fundamentais para a sustentabilidade da Vida.
Segundo o grupo proTejo, “o equilíbrio ecológico dos ecossistemas aquáticos é de extrema importância para a Vida, afinal a água é um bem natural vital para todos os organismos vivos do planeta: bactérias, fungos, protistas, vegetais e animais”.
Neste seminário online, pretende-se perspetivar “o papel dos rios livres na manutenção dos ciclos ecológicos pela salvaguarda e restauração da biodiversidade enquanto elementos fundamentais para a sustentabilidade da vida, nomeadamente, pelos seus efeitos de renovação dos recursos naturais e de mitigação das alterações climáticas”.
O proTejo considera que “as atividades humanas afetam drasticamente os ecossistemas aquáticos, como tem sido observável no rio Tejo e seus afluentes, ao provocarem desequilíbrios nos três pilares que asseguram o bom estado ecológico das suas águas: a quantidade, a qualidade e a conectividade fluvial”.
O proTejo afirma que “as barragens e os açudes afetam esses três pilares adicionando pressões sobre a biodiversidade e podem ocasionar a extinção de várias espécies, nomeadamente dos peixes migratórios, visto que interrompem o seu ciclo reprodutivo”.
Os interessados podem assistir nas seguintes redes sociais da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha:Facebook (https://www.facebook.com/cm.vnbarquinha)
YouTube (https://www.youtube.com/user/CMbarquinha)