Terça-feira, Abril 16, 2024
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Ciclo de workshops online NERSANT – Como montar o seu negócio em 6 passos avança para o Plano de Negócios

Após as duas primeiras sessões dedicadas à elaboração da ideia e ao modelo de negócio, realizou-se a terceira das seis sessões do ciclo de workshops online promovido pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém sobre o tema “Como montar o seu negócio em seis passos”.

Pedro Félix, Vice-Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, deu as boas-vindas aos mais de 70 participantes deste workshop em que são abordadas as principais questões que se colocam a quem pretende iniciar um negócio. “Pretendemos despertar algumas ideias e dicas sobre como iniciar e desenvolver um negócio, mas quem pretender aprofundar estas questões pode contar com o apoio dos técnicos da equipa de empreendedorismo da NERSANT”, salientou Pedro Félix.

Para que serve um plano de negócios?

Coube a Sofia Plaza, da equipa de Empreendedorismo da NERSANT, fazer a apresentação desta sessão dedicada a uma das principais etapas da criação de qualquer empresa – o Plano de Negócios. Trata-se de um documento descritivo de todas as vertentes e detalhes do negócio e deve ser escrito de forma clara e percetível para o interlocutor, seja um potencial cliente, fornecedor, financiador ou parceiro. O Plano descreve os objetivos do negócio e as ações para os alcançar. Permite uma visualização completa de todos os aspetos relevantes do negócio, ou seja, é a ideia de negócio transposta para o papel.

Qual a finalidade de elaborar um Plano de Negócios? Na realidade não basta ter uma boa ideia, é preciso demonstrar que a proposta de valor é única; e dar provas da viabilidade do negócio. O Plano de Negócios permite ainda diminuir os riscos e as incertezas da atividade futura.

Sem plano de negócios, 7 em 10 empresas acabam por fechar

A elaboração do Plano de Negócios ajuda o empreendedor a compreender melhor o seu negócio (mercado, produto, financiamento, modelo de negócio, riscos, etc.). Permite orientar o empreendedor na execução e desenvolvimento do seu negócio, a curto, médio e longo-prazo (apoio à gestão). ZServe de ferramenta de apresentação, como um “cartão de visita” do negócio.

A comprovar tudo isto está o facto de 7 em cada 10 empresas que iniciam a atividade sem um Plano de Negócios acabam por fechar. Mais importante: das empresas que elaboram o Plano de Negócios apenas 30% não tem sucesso.

Existem várias maneiras de construir o Plano de Negócios. Não existe um modelo único mas o conteúdo tem de ser adaptado ao interlocutor, deve ser eficaz, usar linguagem clara, simples e concisa, recorrendo a gráficos, esquemas e organigramas que facilitem a sua compreensão, deve ser coerente e bem estruturado (ordem lógica e sequencial), e suportado por documentos anexos.

O Plano de Negócios deve ter uma introdução cativante, uma extensão adequada. Tem de ser dinâmico e sujeito a revisão. E acima de tudo deve ser verídico e suscetível de comprovação.

Apesar de não haver um modelo rígido, o Plano de Negócios deverá começar por uma apresentação da Equipa, e deverá apresentar uma definição do projeto, o Plano de Marketing, o Plano Operativo, o Plano de Recursos Humanos, o Plano Económico-financeiro e o Plano Legal e Fiscal.

O que faz um bom plano de negócios

A estrutura deverá apresentar as seguintes áreas: 1. Sumário Executivo; 2. Histórico dos promotores; 3. O Projeto / Produto / Ideia; 4. O Mercado; 5. Estratégia / Análise Swot; 6. Estratégia Comercial – Marketing-Mix; 7. Plano de Organização e Funcionamento; 8. Investimento necessário; 9. Análise Económico-financeira.

No final, sabemos que o Plano de Negócios está bem elaborado quando responde às seguintes questões: 1. Projeto – Qual é o meu negócio? Qual o motivo para a criação da empresa? 2. Equipa – Quem é que constitui a empresa? Que mais valias cada um traz para a empresa (experiência profissional, formação, capital…); 3. Marketing – O que vou vender, e a que preço? Quem são os potenciais clientes? Quais os meus concorrentes e em que é que eu sou melhor/diferente? Como está o setor? Como me vou dar a conhecer? 4. Organização – Quais os recursos (espaço, equipamentos, máquinas…)? Quais as atividades-chave? Quem são os meus fornecedores e parceiros? 5. Recursos Humanos – Preciso de pessoal? Quais as condições de contratação? Tenho um organigrama de funções? 6. Capital – Quantos € preciso para o investimento inicial? Como e onde é que me vou financiar? Quais os meus gastos mensais?  Consigo fazer uma previsão dos proveitos? 7. Questões legais – Qual a forma jurídica que vou escolher? Quais os trâmites legais para a constituir (licenças…)?

Com mais de 500 pessoas inscritas, estas sessões têm uma periodicidade semanal, até 14 de outubro e destinam-se a todas pessoas com espírito empreendedor, que ambicionem ter o seu próprio negócio, e queiram saber como passar do sonho à realidade.

Nova sessão online sobre Financiamentos na quinta-feira

Na próxima quinta-feira, 30 de setembro, o ciclo de workshops vai continuar. As inscrições são gratuitas (https://nersant.pt/agenda/), mas obrigatórias para receção do link de acesso à sessão.

  • Próximos temas, à 5ª feira, pelas 14h30:
    • FONTES DE FINANCIAMENTO – 30 de setembro de 2021 
    • A CRIAÇÃO DA EMPRESA – ORGANIZAÇÃO CONTABILÍSTICA E OBRIGAÇÕES FISCAIS – 07 de outubro de 2021 
    • A CRIAÇÃO DA EMPRESA – OS ASPETOS JURÍDICOS  – 14 de outubro de 2021 

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