O Teatro Sá da Bandeira de Santarém oferece para o mês de dezembro, um programa intenso e diversificado, com dança, música grunge, rock e a estreia da Ópera de Rossini, O barbeiro de Sevilha com um elenco de luxo.
Quorum Ballet apresenta Impulso
A 4 de dezembro, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira de Santarém sobe ao palco, o espetáculo de dança contemporânea Impulso, pelo Quorum Ballet.
Impulso – o início de uma nova fase. O regresso, o restabelecimento, o recomeço. Focar o corpo, o movimento puro. A dança sem qualquer pretensão de levar o público num caminho específico, incentivando-o à reflexão subjetiva. Um caminho indefinido e livre num ambiente de fusão da arte com a vida, do bailarino com o indivíduo.
Através do corpo e do movimento consegue-se chegar onde as palavras não chegam. Expressam-se sentimentos, sensações e emoções de uma forma pouco objetiva que nos transporta para o mundo da imaginação, dos sonhos e do inatingível. Uma tela branca onde o subconsciente e a intuição lideram, esquecendo-se assim a razão ao caminhar livremente sem ambições estéticas.
Workshop para escolas de dança
Para mais informações: escala@cm-santarem.pt
ESCALA – Projeto Educativo, Mediação de Públicos e Envolvimento da Comunidade
Ficha Técnica:
Direção Artística e Coreografia: Daniel Cardoso; Cenografia: Daniel Cardoso; Bailarinos: Beatriz Graterol, Fernando Queiroz, Inês Godinho, Margarida Carvalho, Pedro Alves e Upock Qauqavan; Música: Max Richer, Kiasmos, Christian Loffler, Ólafur Arnalds
Classificação Etária M/6 | Duração 01h00 (sem intervalo) | Preço 10€ (verificar descontos)
Bilhetes à venda no TSB, na BOL e nas lojas Worten, CTT e FNAC.
Horário de bilheteira física (Teatro Sá da Bandeira) de terça a sexta-feira 11h – 14h
A bilheteira abre 1 hora antes da sessão.
Vulture of Portugal no Teatro Sá da Bandeira
Com uma mistura fresca de grunge, rock e o peso doom, os Vulture of Portugal, banda ribatejana, apresentam ao vivo dia 7 de dezembro, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira de Santarém “Now I Know”, um conjunto de 5 singles conceptuais que antecedem o novo disco com edição prevista para 2022.
Produzido e gravado maioritariamente em Santarém, a banda para “Now I Know” procurou casas antigas e quintas para pano de fundo do trabalho, sempre num ambiente único, rodeados pela lezíria e o Tejo.
Os Vulture Of Portugal neste projeto abordam temas pessoais e sociais que levantam questões, que fazem pensar, mentiras desconfortáveis ou verdades inconvenientes.
Sempre cheio de contradições e sarcasmo, tornou-se num trabalho documental e autobiográfico que começou com a edição do primeiro disco em 2009, ” Pick Up The Pieces”. Dá origem a mais de uma centena de concertos pelo país e centenas de milhares de visitas nas suas plataformas online.
No Ep “Doomed to Fail “, o conceito da “Regionalidade” é reforçado, a banda desloca estúdios móveis até quintas abandonadas no coração do Ribatejo de forma a garantir um som único, e os vídeos são gravados em locais emblemáticos da cidade como a antiga Escola Prática de Cavalaria, o Presídio Militar ou a Praça de Touros Celestino Graça. O reforço deste conceito dá aos Vulture of Portugal o reconhecimento da parte da plataforma online Myspace, que lhes dá o título de “Banda Revelação” levando-os a novos públicos e novos festivais de músicas do mundo como por exemplo “Tour to Fail” em Londres.
Em 2018 começa assim uma nova fase, na qual os Vulture of Portugal juntam forças com alguns dos grandes talentos do Ribatejo.
A inspiração para o primeiro videoclipe desta nova fase surgiu ao ver uma obra de “guerrilha” de Pedro Camilo, onde o artista usou um edifício em ruínas que fica na linha de comboio que liga o Entroncamento a Lisboa. Artéria célebre que desenvolveu esta zona durante muitos anos, mas hoje se encontra envelhecida e cada vez mais em desuso. Um símbolo do que terá sido outrora a região do Ribatejo, com linhas de transporte, com muita afluência e visitantes! Mas hoje encontra-se em ruínas e esquecida…. A motivação para continuar a fazer vídeos nos sítios mais emblemáticos da região continuou e escolheram o Teatro Rosa Damasceno, Zona Ribeirinha das Caneiras e mais recentemente a Quinta da Santarena com a participação especial do bailarino e coreógrafo Nuno Labau.
Os artistas reciclam estes espaços e dão-lhes o que parece ser o seu último propósito. Uma sátira, uma afirmação, um último erguer do seu braço antes de serem engolidos pelo pó.
Seguindo esta linha incluíram também o ator mais irreverente e carismático, o escalabitano Pedro Gouveia para participar num dos vídeos e o tatuador João Teigas para criar uma edição especial de merchandising, pintada à mão, peças únicas e todas diferentes.
“Isto é exatamente o que nós tentamos fazer há 12 anos! Manter vivas pequenas vozes que ainda resistem, para que pelo menos fiquem documentadas.
Deixamos muito para ser sentido ao vivo e a cores. Não queremos fazer parte de uma corrida ao pódio, queremos só escrever a nossa obra… sem prémios e sem recompensas. Vamos contar a nossa história como ela é. Um manto lento e pesado que cai sobre a plateia, que a deixa num estado introspetivo e melancólico, a experiência Vulture of Portugal não será leve e de fácil digestão, mas sim uma viagem aos seus assuntos mais importantes, aquilo que verdadeiramente conta. Para nós é mais importante o conteúdo do que a embalagem. É importante termos um propósito e um fim. Queremos ser verdadeiros, criar uma obra que passe para o ouvinte a mesma sensação que temos. Por mais feia e desconfortável que seja e mesmo que isso não nos traga benefícios imediatos, vamos ter sempre esse objetivo.”
Ficha Técnica
Voz e Guitarra – Leonardo Meixieiro | Guitarra- João Casaca | Baixo – Manuel Belo | Bateria – João Madeira | Teclados -Afonso Carvalho
Classificação Etária M/8 | Duração 01h00 | Preço 5€ (preço único)
Bilhetes à venda no TSB, na BOL e nas lojas Worten, CTT e FNAC.
Horário de bilheteira física (Teatro Sá da Bandeira) de terça a sexta-feira 11h – 14h
A bilheteira abre 1 hora antes da sessão.
Ópera | O barbeiro de Sevilha de G. Rossini em Santarém
Estreia em Santarém, no Teatro Sá da Bandeira, dia 11 de dezembro, às 21h30, a Ópera de Rossini, O barbeiro de Sevilha com um elenco de luxo.
Acompanhados ao piano pelo conhecido e virtuoso pianista Francisco Sassetti, os cantores todos com reconhecida carreira nacional, mas sobretudo internacional, movimentam-se em palco de uma forma invulgar na Ópera, fazendo com que a representação seja muito atrativa, tornando o espetáculo um verdadeiro prazer em assistir. Com encenação da também cantora, Sílvia Mateus, a ópera desenrola-se sempre com muito movimento, sem momentos parados e como diz a encenadora, “esta é uma opera buffa, que em português quer dizer ópera cómica, por isso é permitido rir, descontrair e tentar passar um bom momento, com estas horas de música e de teatro. Não tem que ser uma coisa séria e aborrecida como normalmente o público, não habituado a este género musical, acha que a ópera é”. De facto, este espetáculo é uma verdadeira diversão do princípio ao fim. Com figurinos alegres e vistosos, criados pelo o artista plástico, Élio Oliveira os cantores/atores pavoneiam-se em palco, dando jus ao nome de Ópera Buffa.
Élio Oliveira, que é também o diretor artístico, teve a ideia de montar esta companhia de ópera, no final de 2019 reunindo a nata dos cantores portugueses, fartos de apresentar as óperas só em Lisboa e estarem limitados a uma única récita.
Esta companhia (OPERARTE) tem uma costela ribatejana, já que diretor artístico e encenadora, vivem em Benavente e a personagem do Fígaro é feita pelo convincente barítono, Tiago Amado Gomes, também ele ribatejano, de Torres Novas.
A ópera O barbeiro de Sevilha é seguramente uma das obras musicais mais conhecidas mas é, sem dúvida, a mais conhecida do célebre compositor Gioachino Rossini (1792/1868) com libreto de Cesare Sterbini.
A história passa-se em Sevilha e a personagem central é o Fígaro. Quem não conhece ou cantarolou o Fígaro cá, Fígaro lá? No fundo este barbeiro sabe todas as histórias da cidade e, como manda a profissão, vai fazendo mexericos e intrigas. Ninguém o aguenta, só cria confusão e quando aparece um jovem conde, Fernando Guimarães, que é bonito, rico, jovem e possante e que quer namoriscar a pupila do velho médico, a Rosina, Carla Isabel Moniz, o Fígaro encarrega-se logo de arranjar um plano para o Conde conseguir o seu objetivo. O tutor da Rosina, Dr. Bártolo, Armando Possante, anda também apaixonado pela pupila e quer casar com ela o que cria logo um empecilho ao Fígaro. Mas nada é simples nesta história porque há uma empregada, a Berta, Paula Morna Dória, muito resmungona que anda metida também no meio disto tudo. Ah! mas ainda falta um empregado, Simão Nobre, que ajuda o Fígaro e o Conde neste jogo de sedução. Afinal os homens ajudam-se uns aos outros nestas coisas. Como se não bastasse, no meio de tudo isto há um professor de música, chamado Basílio, Miguel Maduro-Dias que anda ali um bocado despernado, mas vai fazendo coisas do arco da velha. É de morrer a rir o que ele faz. Claro que a história tem um final feliz para o Conde que consegue casar com a Rosina para tristeza do Dr. Bártolo.
Espetáculo a não perder!
Classificação Etária M/6 | Duração 02h30 com intervalo | Preço 10€ (verificar descontos)
Bilhetes à venda no TSB, na BOL e nas lojas Worten, CTT e FNAC.
Horário de bilheteira física (Teatro Sá da Bandeira) de terça a sexta-feira 11h – 14h
A bilheteira abre 1 hora antes da sessão.
Dança Fátuo
O espetáculo de dança “Fátuo” com direção artística de Carlos Manuel Oliveira vai estar no Teatro Sá da Bandeira de Santarém, nos dias 17 e 18 de dezembro, às 21h30.
Em palco corpos diversos, de pessoas e coisas.
“Fátuo” é uma dança de atravessamentos, de superfícies em fricção e coalescência, que destabiliza figuras e dá lugar a formas em excesso sobre si próprias. Corpos-sujeito e corpos-objeto em trocas indeterminadas, numa mobilidade plástica em que o imaterial coletivo é apesar de tudo a força motriz maior. Um ensaio sobre a distribuição móvel e permutável da agência e dos agenciamentos, através de um conjunto de múltiplas perspetivas entre o animado e o inanimado, entre o fantasmático e o somático.
Apoio: Direção Geral das Artes – Governo de Portugal
Ficha Técnica
Direção: Carlos Manuel Oliveira | Interpretação: Filipe Caldeira, Elizabete Francisca, Josefa Pereira e Bruno Brandolino
Classificação Etária M/12 | Duração 01h30 | Preço 5€ (preço único)
Bilhetes à venda no TSB, na BOL e nas lojas Worten, CTT e FNAC.
Horário de bilheteira física (Teatro Sá da Bandeira) de terça a sexta-feira 11h – 14h
A bilheteira abre 1 hora antes da sessão.
Normas COVID-19
Uso obrigatório de máscara | Desinfeção das mãos à entrada | Respeitar o distanciamento social | Respeitar o distanciamento social. Respeitar os circuitos de circulação.