Segunda-feira, Abril 15, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoDiferenciar Coruche - Nova estratégia para o turismo nos próximos 5 anos...

Diferenciar Coruche – Nova estratégia para o turismo nos próximos 5 anos (vídeo)

O Município de Coruche apresentou a sua nova Estratégia para o Turismo 2021-2026. A apresentação teve lugar esta quinta-feira, 9 de dezembro, numa sessão pública no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, com a presença de Pedro Pires Dias, vice-presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Francisco Oliveira: Turismo tem papel fundamental para criar emprego e fixar população em Coruche

Francisco Oliveira, presidente da Câmara de Coruche

Diferenciar Coruche é o lema da nova estratégia, desenvolvida pelo Município com o apoio do IPDT – Turismo e Consultoria.

Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Coruche, adianta que «a Estratégia Diferenciar Coruche é um marco importante para o Município, que irá estruturar o trabalho a desenvolver pelos setores público e privado nos próximos cinco anos». O autarca entende que o turismo tem um “papel fundamental no desenvolvimento económico, através da criação de emprego, da fixação da população e da dinamização dos negócios locais”.

“Diferenciar Coruche é potenciar as nossas características únicas, recursos endógenos e localização estratégica, deste que é um concelho com um potencial turístico ímpar”, afirma Francisco Oliveira, acrescentando que “foi com este objetivo em mente que o município de Coruche avançou com a elaboração de um Plano Estratégico para o Turismo”.
“Queremos orientar estrategicamente o turismo, colocar todos os agentes a falar a uma só voz, potenciar os nossos recursos naturais e culturais, comunicar melhor e junto de segmentos estratégicos, continuar a apostar na qualificação do serviço prestado, desenvolver produto e posicionar Coruche de forma diferenciadora no mercado”, declara o autarca.

Câmara procura operador para aumentar oferta de alojamento turístico local

Suzana Cruz, vereadora do Turismo da Câmara de Coruche

O Plano Estratégico para o Turismo identifica os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças do setor no concelho. Para o presidente da Câmara, a principal lacuna é o alojamento, em crescimento, mas insuficiente. “Estamos em busca de parceiros para desenvolver a área do alojamento, procuramos um operador com capacidade para se fixar no concelho de criar mais oferta de alojamento local”, afirma Francisco Oliveira. O autarca salienta a importância do trabalho em rede, à escala local e regional, de forma a criar a capacidade de prolongar a estadia dos visitantes e turistas por mais de dois ou três dias. “Há um conjunto de atividades que devem ser trabalhadas para aumentar a oferta de produtos turísticos, sendo fundamental que os agentes locais e da região do Ribatejo trabalhem em rede para estruturar a oferta turística e assim todos beneficiarmos”, afirma o autarca.

Dirigindo-se à Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, aqui representada pelo vice-presidente, Francisco Oliveira reiterou o interesse de haver um maior investimento e ligação da Entidade Regional de Turismo com a região do Ribatejo, nomeadamente com a criação de uma delegação para que se possa trabalhar mais a identidade regional e a marca própria do turismo do Ribatejo. O Alentejo já trabalha há muitos anos o seu produto turístico, e apresenta um marketing territorial muito mais vasto e estruturado. Importa agora avançarmos com esse trabalho no Ribatejo, disse.

Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo vai ter delegação na região

Pedro Pires Dias, vice-presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Em resposta ao repto do autarca, o vice-presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, Pedro Dias, confirmou que a delegação regional no ribatejo vai ser uma realidade, e contribuirá para fortalecer a ligação ao Ribatejo. Por outro lado, salientou a importância do conselho estratégico que vai ter a participação de todas as câmaras municipais e dos empresários da região.

Pedro Dias considera fundamental por um lado, o trabalho em rede na região, de forma a conseguir prolongar a permanência dos turistas na região, e por outro, a interligação com o Turismo  de Portugal, para a promoção da nossa oferta turística a nível internacional. “Vamos ter de trabalhar em conjunto”, disse.

Um plano estratégico para orientar o caminho

Mónica Montenegro, do IPDT

Mónica Montenegro, da IPDT, considera que “Coruche é um caso de sucesso e uma referência, pela forma como participou na elaboração desta Estratégia para o Turismo de Coruche 2021-2026. O processo foi dinamizado entre abril 2021 e agosto 2021, com a realização de milhares de reuniões, entrevistas, inquéritos – presenciais e online – com os diversos atores  – públicos e privados – com o objetivo de ‘pensarmos Coruche’ e de identificarmos desafios e oportunidades, para construirmos o futuro do destino”.

“Este Plano é um guião, com um conjunto de linhas orientadoras, mas é fundamental que estejamos todos alinhados e que todos se revejam no caminho que é proposto, para que possamos trabalhar em conjunto”, concluiu.

Nesta sessão foi apresentada a síntese do Plano Estratégico do Turismo de Coruche, estando o documento completo disponível para consulta AQUI.

Pontos Fortes & Elementos Diferenciadores – top 10:

  1. Rio Sorraia
  2. Montado de Sobro
  3. Tranquilidade
  4. Tradição Tauromáquica
  5. Gastronomia
  6. Paisagem e Biodiversidade
  7. Segurança e Qualidade de Vida
  8. Hospitalidade
  9. Eventos culturais/desportivos
  10. Proximidade a Lisboa

A melhorar – top 5:

  1. Capacidade da oferta de alojamento
  2. Oferta regular de atividades de animação turística
  3. Cooperação e dinamismo dos agentes privados
  4. Comunicação e notoriedade do destino
  5. Sinalética e informação turística no destino

A explorar – top 5:

  1. Maior procura por destinos e atividades sustentáveis
  2. Procura crescente por destinos de natureza
  3. Redescoberta do próprio país
  4. Adoção de estilos de vida mais saudáveis
  5. “Fuga” para o campo – ruralidade /natureza a apenas 40 minutos de Lisboa

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar