Quarta-feira, Junho 12, 2024
InícioLegislativas 2022Bloco de Esquerda quer corrigir injustiças no trabalho por turnos
banner-complexo-aquático

Bloco de Esquerda quer corrigir injustiças no trabalho por turnos

Fabíola Cardoso, candidata à Assembleia da República do Bloco de Esquerda por Santarém, reuniu na passada sexta-feira, com a direção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Alimentar. A iniciativa realizou-se no âmbito da pré-campanha eleitoral do partido e serviu para “ouvir quem trabalha e conhece a realidade laboral do distrito”, segundo a bloquista.
A recandidata ao Parlamento enfatizou “a urgência de políticas que ponham cobro à precariedade selvagem e que ofereçam estabilidade aos trabalhadores e às suas famílias” e considerou, ainda, que “é necessário legislar o recurso abusivo ao trabalho por turnos e à laboração contínua”, por constituírem “autênticas armas de arremesso constantemente utilizadas contra os trabalhadores”. Escalas de turno que superam o horário de trabalho, retirada de dias de descanso, não pagamento das horas extraordinárias são alguns dos problemas muito presentes nas empresas.
Fabíola Cardoso admitiu que “a realidade do distrito de Santarém é alarmante” e que é “incompreensível o governo PS e António Costa terem negligenciado investimentos na ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho”. A cabeça-de-lista do Bloco explicou que “o PS tem culpas na falta de meios, sejam humanos ou técnicos, na ACT, o que implica o aumento da impunidade” e do “grassar de situações irregulares e ilegais, com prejuízos financeiros e familiares para os trabalhadores e as trabalhadoras “.
Fabíola Cardoso elogiou o papel do STIAC, cujos “apoio, proteção e informação são fundamentais” para muitos trabalhadores que têm os seus direitos diminuídos. A bloquista demonstrou-se ainda muito preocupada com as condições impostas aos imigrantes, que são explorados por empresas de trabalho temporário, enquanto os donos das empresas contratantes “lavam as mãos como Pilatos”.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO 

banner fna24