Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedadeCartaxo e Salvaterra de Magos - Operação “Areia Branca” desmantela rede de...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Cartaxo e Salvaterra de Magos – Operação “Areia Branca” desmantela rede de tráfico de droga

Militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Coruche, nos dias 13 e 14 de janeiro, desmantelaram uma rede de tráfico de estupefacientes e detiveram quatro homens e duas mulheres, com idades entre os 22 e os 57 anos, nos concelhos de Cartaxo e de Salvaterra de Magos.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefaciente que durava há três anos, os militares da Guarda verificaram que os suspeitos se dedicavam diariamente à prática da atividade ilícita, provocando alarme social e receio na população local. No decorrer da investigação foi possível apurar que a sua subsistência resultava exclusivamente do tráfico de estupefacientes, sendo este destinado à revenda e venda direta ao consumidor, nos concelhos de Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Santarém e Alpiarça.

A operação envolveu 112 operacionais da GNR, que deram cumprimento a quatro de mandados de detenção e a 12 mandados de buscas, cinco domiciliárias, cinco em veículos e duas em anexos. Estas operações resultaram na apreensão de 1 628 doses de cocaína; 28 doses de heroína; 57 doses de canábis; sete doses de crack; mais de 16 mil euros em numerário; 705 munições de diversos calibres; 15 telemóveis; um computador portátil; cinco veículos; três pistolas de calibre .22; duas caçadeiras de calibre 12; uma pistola de calibre 9 mm; um revólver de calibre .38; uma soqueira; um punhal; duas balanças de precisão; uma faca de corte de estupefaciente; e material relacionado com a prática do ilícito.

Para além dos seis detidos, os militares da Guarda detiveram ainda em flagrante três homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 49 anos, por tráfico de estupefacientes, que se encontravam associados a esta investigação.

Os detidos, um dos quais com antecedentes criminais por crime de roubo com arma de fogo, permaneceram nas instalações da Guarda e foram presentes a primeiro interrogatório ontem, dia 15 de janeiro, no Tribunal Judicial de Santarém, tendo sido aplicadas medidas de coação.

O Tribunal determinou três prisões preventivas, sendo que dois detidos foram conduzidos para o Estabelecimento Prisional de Leiria e um para o Estabelecimento Prisional de Tires. Três são sujeitos a apresentações periódicas bissemanais no posto policial da área de residência e proibição de contactos com os restantes arguidos e testemunhas.

A operação contou com o reforço dos Postos Territoriais de Coruche, da estrutura de Investigação Criminal (IC) e do Destacamento de Intervenção (DI) de Santarém, do Grupo de Intervenção Cinotécnica (GIC), do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) e do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Unidade de Intervenção (UI), envolvendo um total de 112 militares da Guarda, e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar