Sexta-feira, Junho 9, 2023
InícioEmpresasANACOM - Entrada de novos operadores de telecomunicações vai baixar os preços...
banner-fna-2023

ANACOM – Entrada de novos operadores de telecomunicações vai baixar os preços e melhorar telecomunicações em Portugal

O presidente da ANACOM anuncia para dentro de 3 anos uma cobertura de 90% da população portuguesa com serviços de comunicações móveis de banda larga, e com preços mais baixos do que os atuais colocam Portugal como 2.º país com as telecomunicações mais caras da União Europeia.
A transformação digital anunciada deve-se à entrada no mercado português de três novos operadores de telecomunicações, após o leilão das licenças 5G. Segundo o presidente da ANACOM, João Cabaços Matos, afirmou na apresentação de um estudo de aferição da qualidade de serviço dos sistemas de comunicações móveis em Coruche, as melhorias desta transformação vão fazer sentir-se já no próximo ano.
Para o presidente da ACACOM, a única forma de baixar os preços e melhorar a qualidade dos serviços é aumentar a concorrência.

O recente leilão de frequências 5G permitiu a entrada de dois novos operadores retalhistas e um grossista, que vão permitir uma maior concorrência, e com isso proporcionar uma redução de preços, uma maior qualidade da cobertura e uma oferta mais diversificada de serviços. Esta a convicção do presidente da ANACOM: “Numa economia de mercado a única forma de baixar preços e melhorar os serviços é aumentar a concorrência”.
Portugal é atualmente o segundo país com as telecomunicações mais caras da Europa e a cobertura e qualidade dos serviços são muito deficientes em grande parte do território. De salientar que o serviço de rede móvel custa o dobro em Portugal que é atualmente o segundo país da União Europeia com os preços mais altos de telecomunicações.
Em resultado das condições impostas pela ANACOM no leilão das licenças 5G, as operadoras são obrigadas a realizar investimentos para garantir uma melhor cobertura de todo o território nacional. Assim, segundo o presidente da ANACOM, até 2025, as operadoras vão ter de garantir uma cobertura de 90% da população de todas as freguesias do país, com redes móveis de 100 Mbps já dentro de um ano, até 2023, vão ter de assegurar uma cobertura de 75% da população de cada freguesia do país com rede móvel de 100 Mbps.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

logo mais ribatejo

Não perca as nossas notícias

Subscreva a nossa newsletter e fique a par da informação regional que interessa

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

João Baptista
João Baptistahttps://maisribatejo.pt
Jornalista desde 1985, foi chefe de redação do jornal regional O Ribatejo, extinto em 2018. Fundador e diretor do Mais Ribatejo.
banner-festfado-chamusca
Também pode ler
banner-festfado-chamusca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos recentes

banner-uniao-freguesias-cidade-santarem

Comentários recentes

cartaz-aviso-vespa-velutina-almeirim
Fechar