Quarta-feira, Junho 12, 2024
InícioSociedadeCâmara de Coruche aprova votos de pesar pelas mortes de Filipe Justino...
banner-complexo-aquático

Câmara de Coruche aprova votos de pesar pelas mortes de Filipe Justino e João Costa Pereira

A Câmara Municipal de Coruche aprovou votos de pesar pelos falecimentos de Filipe Justino, presidente da Comissão de festas de Coruche, e de João Costa Gomes, fundador dos Forcados de Coruche e da rádio Voz do Sorraia.

Voto de pesar pela morte de Filipe Justino

Filipe Claro Justino, carinhosamente tratado por todos nós como “Pita”, nasceu a 21 de maio de 1951. Foi com profunda consternação e pesar que recebemos a notícia do seu falecimento, no passado dia 26 de janeiro.
Filipe Justino foi eleito pela bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Coruche como deputado de 1998 a 2017 e 2º Secretário da Mesa no último mandato de 2017 – 2021, tendo sempre um papel interventivo e elevado espírito de missão defendendo sempre a Democracia, Liberdade e Justiça Social.
A nível partidário foi líder concelhio do PS, integrando também os órgãos distritais, sendo atualmente membro do Secretariado e Presidente da Mesa da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista.
Desenvolveu a sua atividade profissional em Colmar (França), como tantos Coruchenses emigrando em plena ditadura fascista. Dado o
carinho a sua terra regressou após aposentação, dedicando a sua reforma à participação na vida associativa e política.
Homem de fortes convicções desenvolveu o associativismo desportivo e cultural do nosso concelho, fazendo parte dos órgãos sociais de
inúmeras associações e coletividades, contribuindo como voluntário com o seu tempo, trabalho e conhecimento.
Em 2022, completava 25 anos enquanto Presidente da Direção da Associação “Unidos do Sorraia” da Azervadinha, clube da sua terra natal
que dinamizava e desenvolveu. Era atualmente Presidente da Direção da “Comissão de Festas de Coruche” tendo sido sócio fundador, Presidente da Direção e dirigente em anteriores mandatos, desde a sua fundação em 2002.
Filipe Justino fez parte da história Coruchense. É reconhecível o seu contributo de uma vida dedicada a Coruche e às suas gentes, com
desprendimento e espírito de missão únicos.
Quem teve oportunidade de privar com Filipe Justino não o esquece a sua intervenção, e sobretudo o cidadão e exemplo que foi. Cabe-nos
honrar e valorizar o seu contributo.
Assim, a titulo póstumo, compete à Câmara Municipal de Coruche, em sessão ordinária de 2 de fevereiro:
Manifestar o profundo pesar pelo falecimento de Filipe Justino; Reconhecer o importante papel e valor interventivo que Filipe Justino desempenhou ao longo da sua vida quer a nível político quer na vida associativa, sendo o seu falecimento uma enorme perda para o nosso concelho”.

Voto de pesar pela morte de João Costa Gomes

No passado dia 28 de janeiro fomos surpreendidos com o falecimento de João Costa Pereira com 75 anos de idade. João Pereira sonhou e fundou o Grupo de Forcados Amadores de Coruche em 1971, tendo sido o seu primeiro cabo, liderando os destinos do grupo até 1973. Dada a ligação sempre acompanhou o Grupo, quer pela afición, quer pelo gosto e sensibilidade pela fotografia que o levava a percorrer as diversas praças do País para acompanhar o seu grupo de forcados e toureiros de coração, partilhando com muitos deles uma relação de amizade.
Em boa hora a Câmara Municipal de Coruche realizou uma exposição fotográfica com trabalhos seus, “ Vidasbravas”, integrada na 10º edição dos Sabores do Toiro Bravo, como forma de reconhecimento do seu talento e “olhar”, enquanto fotografo, pela tauromaquia.
Devido ao seu gosto e conhecimento da festa brava colaborou na organização de Corridas de Touros, na Casa Agrícola Ribeiro Telles.
Ao nível associativo foi Presidente da Direção, dirigente e sócio do extinto Clube Ornitológico de Coruche, organizando inúmeras mostras.
Dado o seu gosto pela comunicação e jornalismo, colaborou com inúmeras publicações periódicas locais e regionais.
Foi fundador e cooperante da Rádio Voz do Sorraia, desempenhado diversas funções nos órgãos sociais, tendo sido também Diretor de
Informação, Jornalista e Locutor da estação durante alguns anos.
Figura incontornável Coruchense, de uma personalidade forte, defensor acérrimo da cultura tauromáquica e do mundo rural,
apaixonado pela fotografia e comunicação criou um legado que irá perpetuar.
Assim, a titulo póstumo, compete à Câmara Municipal de Coruche, em sessão ordinária de 2 de fevereiro manifestar o profundo pesar pelo falecimento de João Costa Pereira. Reconhecer o importante papel que João Costa Pereira teve para a Tauromaquia e no desenvolvimento da comunicação social Coruchense”.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO 

banner fna24