Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioAmbienteProTejo elegeu órgãos sociais e mobiliza-se na caravana pela justiça climática

ProTejo elegeu órgãos sociais e mobiliza-se na caravana pela justiça climática

O movimento proTEJO elegeu este sábado os seus órgãos sociais para o biénio de 2022/2024 e anuncia que centrará a sua atuação durante o ano de 2022 na “mobilização dos cidadãos da bacia do Tejo para a Caravana pela Justiça Climática, apelando à mitigação das alterações climáticas que estão na origem da seca, nomeadamente, pela criação de corredores ecológicos de floresta autóctone, vegetação ripícola e biodiversidade ao longo dos rios e ribeiros”.

O proTejo defende “um rio Tejo livre de barragens e açudes, com dinâmica fluvial adequada à preservação dos fluxos migratórios das espécies piscícolas e ao usufruto das populações ribeirinhas”.

Para este movimento, que se opõe à existência de barragens, “a água necessária e suficiente pode ser captada diretamente do rio e armazenada fora do seu leito, à semelhança da estação de captação de Vale da Pedra no Cartaxo, solução mais económica para os utilizadores e que evita maiores danos ecológicos”.

O proTejo anuncia que irá participar na consulta pública do projeto de plano de gestão da região hidrográfica do Tejo – 2022/2027, que está a decorrer de 24 de janeiro a 24 de julho de 2022, “defendendo a definição de caudais ecológicos à entrada do rio Tejo em Portugal na barragem de Cedilho e na Ponte de Muge, atuais pontos de controlo dos caudais mínimos da Convenção de Albufeira”.

O movimento vai apoiar a realização de ações pela despoluição dos afluentes do rio Tejo, nomeadamente, o rio Alviela.

Vai promover a celebração do Dia Mundial da Migração dos Peixes, em Vila Nova da Barquinha, no dia 21 de maio de 2022, com a iniciativa “Por Um Tejo Livre – Educação Ambiental sobre Peixes de Água Doce” sobre as espécies piscícolas nativas, ameaçadas e invasoras com o envolvimento dos jovens da comunidade escolar para a sensibilização sobre a importância dos rios livres para a conservação das espécies piscícolas migratórias, com o apoio do Município de Vila Nova da Barquinha e da comunidade escolar. A atividade integrará a apresentação dos projetos “Peixes Nativos de Água Doce”, “Livro Vermelho dos Peixes” e “Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas de Sistemas de Água Doce e Estuarino – INVASAQUA” complementada com uma demonstração fluvial de classificação de espécies piscícolas nas margens do rio Tejo para promover o conhecimento e contato dos jovens as espécies piscícolas nativas, ameaçadas e invasoras.

O proTEJO – Movimento pelo Tejo elegeu para presidente do Conselho Consultivo António Costa Falua; para presidente da Mesa do Conselho Deliberativo José Manuel Sequeira Louza, vice-presidente Pedro Alexandre de Sousa Triguinho, e secretário Arlindo Manuel Consolado Marques. Mantêm-se como porta-vozes do movimento Ana Maria da Costa Silva e Paulo Constantino.

O movimento anuncia ainda que irá apresentar até final de fevereiro uma “Queixa à Comissão Europeia por Incumprimento da Diretiva Quadro da Água” pela permissão de inadequada gestão da água às concessionárias hidroelétricas por parte dos governos de Portugal e Espanha.

O proTejo irá finalizar, no próximo mês de março, “a iniciativa legislativa de cidadãos para a proteção dos ativistas ambientais para subscrição no sítio do Parlamento, como proposta de alteração da lei de proteção dos denunciantes que não contemplou ativistas ambientais, de que é exemplo o chamado guardião do Tejo Arlindo Marques que esteve a braços com um processo de difamação por ter denunciado infrações ambientais, mas que ficou fora do âmbito da proteção agora aprovada pelo Parlamento”.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar