Programa cultural de março em Santarém com muito teatro, música, fotografia, caminhadas, cinema, pintura e poesia

0
103

Março, mês que assinala o regresso da Primavera, da poesia e do teatro, o concelho de Santarém vai ter um conjunto de atividades para miúdos e graúdos dedicadas às palavras, à leitura e à escrita, na cidade e no concelho de Santarém.  Tome nota da programação cultural para o concelho de 17 a 23 de março.

Palhaços “O Branquinho, o Pantufa e o Cabeça de Nabo”, em Tremês

Para celebrar o Comemorações do Dia Mundial do Teatro – “Março, Mês de Teatro, em Santarém”, os palhaços “O Branquinho, o Pantufa e o Cabeça de Nabo”, do Veto Teatro Oficina voltam a juntar-se para uma manhã de risos contagiantes, na sexta-feira, 18 março, às 10h00, na Ribacoop, em Tremês.

Bilhetes à venda no dia e no local do espetáculo.

Para reservas e mais informações contatar a Junta de Freguesia de Tremês.

“Tejo por um Fio” em Alcanhões

As comemorações “Março, Mês de Teatro” continuam com “Tejo por um Fio”, pela Associação “Aqui Há Gato” protagonizado pela atriz Sofia Vieira estando a música a cargo de João Madeira, no dia 18 de março, às 14h30, na Casa das Coletividades de Alcanhões.

Bilhetes à venda no dia e no local do espetáculo.

Para reservas e mais informações contatar a Junta de Freguesia de Alcanhões.

Concerto comemorativo do 76.º aniversário da Orquestra Típica Scalabitana

As Festas de S. José estão de volta ao Campo Infante da Câmara, em Santarém.

Na sexta-feira, 18 de março, às 21h30, a Orquestra Típica Scalabitana sobe ao palco para um concerto comemorativo do seu 76º aniversário, numa organização Círculo Cultural Scalabitano (CCS).

Caminhada de São José” – Percursos na Natureza

No dia 19, Feriado Municipal, Dia de S. José e Dia do Pai, o Círculo Cultural Scalabitano organiza a “Caminhada de São José“ | Percursos na Natureza, a partir das 8h30. O local de encontro é no CCS.

Os “Percursos na Natureza” programados em articulação com o Grupo de Caminheiros do CCS, incluirá caminhadas e visitas a locais de reconhecido interesse pelo património natural e/ou cultural.

OBJETIV@ SANTARÉM

Se gosta de fotografia, então este evento é para si. No dia 19 de março, o Centro Cultural Regional de Santarém leva a cabo “OBJETIV@ SANTARÉM”, a partir das 10 horas.

Trata-se de um percurso fotográfico nas vertentes analógica e digital, pelos marcos históricos e pelas paisagens Ex-Líbris da Cidade de Santarém, captando Santarém de HOJE, aproveitando as festividades e as respetivas atividades da celebração do dia da Cidade.

Para mais informações: centro.cultural.regional.santarem@gmail.com

“A Menina que Vendia Fósforos” – Teatro de Marionetas” no Teatro Sá da Bandeira

Destaque também para o espetáculo para famílias “A Menina que Vendia Fósforos” – Teatro de Marionetas”, a partir do conto de Hans Christian Andersen, no próximo dia 19 de março, às 11 horas, no Teatro Sá da Bandeira de Santarém (TSB). Há também uma sessão no dia 18 de março, às 14h30, tendo como prioridade o público escolar.

Mais um espetáculo inserido em “Março, Mês de Teatro”, em Santarém levado a cabo pela Red Cloud Teatro de Marionetas, que além de propor uma reflexão sobre a alienação social explora a ideia de um conforto simples e lúdico, metamorfoseando o quotidiano sentido de felicidade proteção e conforto.  “A Menina que Vendia Fósforos” inicia a sua libertação de uma realidade triste fantasiando momentos agradáveis e surreais como única alternativa ao expoente máximo de sofrimento e solidão.

“Era uma vez o primeiro dia do ano…/ Num lugar onde fazia muito frio…/Era uma vez uma menina que vendia fósforos…/ Num lugar onde fazia um frio de rachar…/ Era uma vez uma menina ausente… / Porque com a sua mente…/ Viajou para outro lugar…/ E quis lá ficar.”

O espetáculo para maiores de 3 anos tem a duração de 30 minutos e o preço 3€ (público escolar) e 7,5€ (público geral) – (verificar descontos).

Bilhetes à venda na BOL e nas lojas Worten, CTT, FNAC e no TSB.

Horário de bilheteira física (Teatro Sá da Bandeira) de terça a sexta-feira, das 11h00 às 14h00.

Teatro de Revista “Viva o Teatro!”, em Pernes

As celebrações “Março, Mês de Teatro” prosseguem em Pernes com o Teatro de Revista “Viva o Teatro!” pelo Grupo Cénico da Música Nova, no dia 19 de março, às 21h30, na Sociedade Musical União Pernense (Música Nova).

Haverá outra sessão no dia 26 de março, também às 21h30

Popular, divertido e próximo, rábulas, música e canções, uma síntese do percurso do Grupo Cénico da Música durante uma década.

Bilhetes à venda no dia e no local do espetáculo.

Para reservas e mais informações contatar a Junta de Freguesia de Pernes.

Pode ser uma imagem de texto

“Coisinha Sexy” do ator Paulo Patrício chega à Abrã

A próxima paragem da “doida da Raquel”, do “Totó do Ernesto” e ainda o “outro”, vai ser no palco da Associação Recreativa e Cultural de Abrã, no dia 19 de março, pelas 21h30.

“Coisinha Sexy” do ator Paulo Patrício, a comédia portuguesa com mais disparates por metro quadrado, que ninguém pode deixar de ver.

Espetáculo inserido na Celebração do Dia Mundial do Teatro – Março, Mês de Teatro, em Santarém.

Bilhetes à venda no dia e no local do espetáculo.

Para reservas e mais informações contatar a Junta de Freguesia de Abrã.

Concerto do Coro do Círculo Cultural Scalabitano anuncia a Primavera

Santarém anuncia a chegada da primavera, no dia 20 de março, com um  “Concerto Temático”, pelo Coro do Círculo Cultural Scalabitano, às 16 horas, na Igreja de Santa Maria de Marvila, em parceria com a Sociedade Filarmónica Instrução e Cultura Musical da Gançaria.

Um programa com propostas estimulantes na área da música Sacra, Gospel ou Broadway para Coro e Sopros. A alusão à Anunciação (quando o Anjo Gabriel se apresentou diante da Virgem Maria, comunicando-lhe que no seu ventre germinava uma criança, filha de Deus) é o mote para procurar inspiração na música dos compositores Jacob de Haan, César Franck ou João Rodrigues Esteves. Para o final do programa está guardada a energia revigorante do universo Gospel e de Andrew Lloyd Webber. Organização: Círculo Cultural Scalabitano

Concerto de Tributo a Carlos Paião nas Festas de S. José

Ainda no dia 20 de março, às 18 horas, realiza-se um concerto de Tributo a Carlos Paião, no Campo Infante da Câmara, numa organização do Conservatório de Música de Santarém e integrado nas Festas de S. José.

O concerto conta com cerca de 80 participantes em palco, entre Orquestra e Coro (Coro do Conservatório e Coro Convidado – Círculo Cultural Scalabitano), no qual serão interpretadas conhecidas obras do autor/compositor.

Dia Mundial da Poesia – “Mala de Estórias” poemas pelos utentes das instituições de 3.ª Idade do Concelho de Santarém

A Sala de Leitura Bernardo Santareno é palco do Dia Mundial da Poesia, no dia 21 de março.

A partir das 14 horas, o público sénior das Instituições de 3ª Idade do Concelho de Santarém afetos ao projeto “Mala de Estórias” vão declamar poemas da sua autoria e de outros autores, numa atividade aberta ao público em geral.

“Mala de Estórias” é um projeto itinerante que visa promover a leitura e o livro junto do público ancião e que decorre em sessões nas 17 Instituições /Residências – Estruturas Residências para Pessoas Idosas do Concelho de Santarém.

É um projeto que teve início em 2010 e cujo objetivo  não se reporta apenas às histórias tradicionais que se contam e que se ouvem, mas também às estórias de vida que se partilham e se recordam, daí o nome  “Mala de Estórias”,  o que tem criado junto deste público uma forte adesão e crescimento quanto ao número de entidades participantes.

A dinamização desta atividade é desenvolvida nas próprias Instituições, com calendarização elaborada, por um Técnico de Animação Cultural e Educação Comunitária afeto à equipa da Biblioteca Municipal/Sala de Leitura Bernardo Santareno.

Do crescimento deste projeto resultou em 2016 a publicação de uma monografia intitulada “Melodias na Manta. Contributos de Sabedoria Popular”, edição do Município de Santarém em colaboração com a Zaina Editores. Este trabalho envolveu na altura 15 instituições participantes que se envolveram e se empenharam neste contributo, uma recolha que traduz poesia, quadras populares, ditados, provérbios, lengalengas, trava-línguas, adágios, adivinhas, anedotas, canções, lendas, mezinhas, histórias de vida e pensamentos.

O universo das atuais 17 instituições que integram o projeto é muito vasto. Recordamos que no dia da apresentação do livro “Melodias na Manta. Contributos de Sabedoria Popular” realizada no W Shopping juntámos cerca de 600 pessoas, uma parte apenas deste universo do público de 3ª Idade e sobretudo aqueles que tinham mobilidade de deslocação.

O projeto em si visa fundamentalmente levarmos junto deste público o carinho que merecem, felicidade num momento diferente do seu dia a dia nas instituições e a terapia de “ginástica mental” tão importante para este público,  que é conseguida   através dos assuntos que são levados pelo técnico,  partilhados/falados  entre todos, que permite  recolher tanta sabedoria e experiências de vida,  que se vai perdendo,  e que merecem o  registo e divulgação  para as  gerações vindouras.

Integrado ainda no projeto são disponibilizados livros para os utentes que gostam de ler.

Exposição de pintura “IMAGINARIUM”

Aproveite a data e no mesmo espaço (Sala de Leitura Bernardo Santareno) vai estar patente a exposição de pintura “IMAGINARIUM” da artista Beatriz Figueiredo Santos, até 2 de abril.

Beatriz Figueiredo Santos, natural de Santarém, apresenta um conjunto de trabalhos pintados a tinta acrílica com uma representação de causar sensações no público/observador através da força das cores.

De segunda-feira a sexta-feira, das 9h30 às 18h00 e ao sábado, entre as 9h30 e as 12h30.

Dia Mundial da Poesia na Biblioteca

Até 31 de Março, de 2ª a 6ª entre as 9h30 e as 18h00 pode visitar a Exposição Bibliográfica Evocativa do Dia Mundial da Poesia (21 março), na Biblioteca Municipal de Santarém.

Requisite um livro de poesia. Leia, sonhe e construa na sua imaginação uma árvore de poemas. Entrada livre.

Cinema – “Laços de Família” no Teatro Sá da Bandeira  

A fechar a programação, não perca a exibição do filme “Laços de Família”, no dia 23 de março, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira de Santarém.

Saltitando entre a década de 1980 e os dias de hoje, este filme foca-se na relação em apuros de um casal de Nápoles, Vanda e Aldo Prima. Ele, um intelectual de renome com um programa de rádio sobre livros, começa um caso com uma mulher mais nova. Será que o casamento sobrevive? Um filme de Daniele Luchetti (“O Homem da Pasta”, “O Meu Irmão é Filho Único”, “A Nossa Vida”) baseado no romance de 2014 de Domenico Starnone, que também co-assina o guião. Em 2020, tornou-se o primeiro filme italiano a abrir o Festival de Veneza em mais de uma década.

Duração 100 minutos e para maiores de 12 anos.

Preço 5€/2,5€ sócios cineclube; Bilhete jovem (até 30 anos): 1€; Bilhete sócio até 30 anos: entrada gratuita

 

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

logo mais ribatejo

Não perca as nossas notícias

Subscreva a nossa newsletter e fique a par da informação regional que interessa

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.