Câmara de Almeirim deixa de cortar relva nos jardins para “ajudar” as abelhas

0

Entre março e abril, o Município de Almeirim vai deixar de cortar a relva dos jardins do concelho para “ajudar” as abelhas. “Temporariamente, não vamos cortar a relva para permitir que as abelhas e alimentem nos nossos jardins”, refere o comunicado da autarquia.

O presidente da Câmara de Almeirim conta que a ideia surgiu no ano passado quando uma munícipe lançou um desafio sobre uma iniciativa de “incentivo” à promoção das abelhas. “Analisei com a Junta de Freguesia de Almeirim essa possibilidade e tendo em conta quer a importância das abelhas quer por outro lado o “ataque” que a espécie tem vindo a sofrer sobretudo com a vespa asiática resolvemos fazer um projeto piloto”, adianta Pedro Ribeiro. Assim, no Jardim dos Charquinhos e na Circular Urbana entre a 1.ª rotunda e a rotunda junto aos furos de captação de água a relva só será cortada depois de maio. Esta é a época mais importante para as abelhas e a sua atividade é fundamental na nossa vida a vários níveis.

!Hoje colocámos as placas a explicar que a relva não está “descuidada” mas está assim devido a um motivo. Vamos ver como corre a experiência sendo que vamos tentar confirmar a presença das abelhas nestes locais”, adianta o autarca, explicando que “há países, sobretudo no Norte da Europa, onde esta prática é já habitual”.

sem comentários

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Fechar
Exit mobile version