Os professores que participam no curso “Teaching tolerance, diversity and active citizenship in the 21st century classroom”, do programa Erasmus+ KA1, no Instituto Politécnico de Santarem (IPS), foram recebidos esta quarta-feira, 6 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Vânia Horta, Chefe da Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Santarém, deu as boas vindas aos 15 professores internacionais que participam nesta formação no Pólo em Literacia Digital e Inclusão Social do IPS, que teve início no passado dia 4 e termina a 10 de abril.
De referir que este grupo de docentes é composto por oito professores búlgaros, três professores italianos, três professores suecos e um professor espanhol, numa mobilidade financiada pelo programa Erasmus + KA1.
Este curso, que tem a duração de sete dias, visa capacitar os participantes com as competências e conhecimentos necessários para organizarem sessões de formação relevantes para os seus alunos, de modo a que estes se tornem mais abertos e aceitem a diferença como uma mais valia. O curso de formação é o resultado de dois projetos KA2 de educação escolar intersectorial (Otherness e Me-You-Us), com a Prosveta-Sofia Foundation como coordenadora do projeto, sendo o IP Santarém – Portugal, AENAO – Grécia e SCS Danillo Dolci – Itália, parceiros de projeto, no qual foi desenvolvido um Manual para professores, composto por 66 atividades de formação distribuídas por 3 módulos: Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania Ativa.
Cada atividade é acompanhada por vários objetos multimédia prontos a usar e destinados a apoiar o trabalho dos professores como mediadores nas formações que se espera que desenvolvam após terem frequentado o curso. Os docentes internacionais foram acompanhados por Ana Torres; Ana da Silva; Bento Cavadas e Nelson Mestrinho, docentes da Escola Superior de Educação do IPS.