Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

Oferta

Receba o ebook Leituras Inextinguíveis Vol.II

InícioCultura & lazerFado Bicha e Fernando Tordo nas comemorações do 25 de Abril em...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Fado Bicha e Fernando Tordo nas comemorações do 25 de Abril em Santarém

Além dos concertos de Fado Bicha, pela primeira vez no Ribatejo e de Fernando Tordo, no dia 24 de abril, às 21h30, no Convento de São Francisco, vale a pena destacar no Dia da Liberdade (25 de Abril) a Cerimónia Evocativa do 25 de Abril “Cravos para Salgueiro Maia”, às 11h30, no Jardim dos Cravos; “Marchar pelo Futuro – Desfile da Liberdade”, às 16h45, iniciativa que acontece pela primeira vez em Santarém, e o Encontro de Coros, às 17h30, na Igreja da Graça.

Em Liberdade a Alegria saiu à rua” é proposta do Veto Teatro Oficina do Círculo Cultural Scalabitano para o dia 23 de abril. Entre as 11 horas e as 12h30, a Arruada de Palhaços pelas ruas do Centro Histórico de Santarém prometem deliciar miúdos e graúdos.

Destaque no dia 24 de abril, para os Concertos de Fado Bicha e de Fernando Tordo, às 21h30, no Convento de São Francisco, com entradas gratuitas.

Um concerto onde sobe pela primeira vez ao palco Fado Bicha, no Ribatejo. Eles são Tiago Lila ou Lila Fadista (oriunda do Ribatejo) na voz e João Caçador na guitarra elétrica. Um projeto musical que quer dar mais visibilidade à comunidade LGBTI que até há pouco tempo não apareciam no retrato nem nas canções. Nasceu do inconformismo, da inexistência poética, de um não. Nasceu do silêncio e não pensem que os calam.

Trazem poemas que ficaram refugiados no tempo, cantam o amor sem género. Tiram o fado do armário, mas ainda há gavetas que não estão abertas — e quem teime em fazer força para as manter fechadas.

Fado Bicha têm a mira apontada contra a homofobia, transfobia, bifobia e todas as formas de discriminação como o racismo e machismo. Eles são subversão, são barulho, são LGBT.

Depois Fernando Tordo com uma sonoridade mais intimista convida o público a mergulhar no talento das palavras e das melodias que se escutam, por exemplo, em canções intemporais como “Estrela da Tarde”, “Tourada”, “Adeus Tristeza” ou “Cavalo à Solta”.

Com um percurso artístico que se prolonga por mais de 50 anos, Fernando Tordo é autor de algumas das canções mais célebres da música na língua portuguesa. Graças ao seu inegável talento, o seu trabalho enquanto compositor, escritor e cantor permitiu-lhe construir uma carreira ímpar, repleta de edições discográficas, composições e concertos marcantes.

FERNANDO TORDO – RETRATO PROMOCIONAL

Em As Canções Da Minha Vida, Fernando Tordo recorda os grandes temas e as memórias que sobressaem da sua vida artística.

Entrada Gratuita – Levantamento prévio de Bilhete no Convento de S. Francisco, até às 19h00, do dia 24 de abril com última entrada às 21h10. A partir dessa hora, a entrada no Concerto será feita por ordem de chegada, limitada à lotação do espaço.

À meia noite (24 de abril), o céu ficará mais iluminado e colorido com o Fogo de Artifício – Viva o 25 de Abril.

Desfile de bandas filarmónicas do concelho

No dia da Revolução de Abril, a partir das 11 horas terá lugar em Santarém um desfile simultâneo de Bandas Filarmónicas do Concelho intitulado “A Caminho de Salgueiro Maia”.

O desfile parte de 3 locais distintos: Largo do Choupal (Banda da Sociedade Filarmónica Alcanedense); Ex Escola Prática de Cavalaria (Banda da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho) e do Moinho de Fau (Banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gançaria).

Cravos para Salgueiro Maia

Neste dia destaque também para a Cerimónia Evocativa do 25 de Abril “Cravos para Salgueiro Maia”, às 11h30, no Jardim dos Cravos.

A cerimónia contará com a presença de familiares, amigos do Capitão de Abril, assim como de entidades públicas e oficiais.

Haverá ainda uma intervenção artística de Fernanda Narciso e dos alunos da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.

No dia 25 de abril, realizar-se-á o tradicional Almoço Comemorativo do 25 de Abril, às 12h30, no antigo refeitório da Ex-Escola Prática de Cavalaria.

Inscrições (Comissão das Comemorações do 25 de Abril – Associação Cultural – TLM 963 512 243 | 964 563 460) e Emoção d’ Imagens – TLF 243 323 212).

No Jardim da República, às 16 horas, é inaugurado o Painel de Arte Urbana de Mariana Simão. Uma desconstrução visual do Cravo – símbolo do 25 de Abril.

Para os mais pequenos, o Jardim da Liberdade servirá de cenário às “Histórias de Liberdade”, às 16h15, pela Associação Aqui Há Gato.

Outro dos pontos altos da programação do dia 25 é o evento Marchar pelo Futuro – Desfile da Liberdade, às 16h45, desde o Jardim da República até à Igreja da Graça.

Esta é uma iniciativa que acontece pela primeira vez em Santarém.

Destaque para o tradicional Encontro de Coros, no dia 25 de abril, às 17h30, na Igreja da Graça. Integrado no projeto “Abril Mês do Coro” este encontro contará com participação do Coral da Cidade de Vila Real, Coro Capela Marta (Póvoa de Varzim), Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia e Coro do Círculo Cultural Scalabitano. Organização do Coro do Círculo Cultural Scalabitano com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e das Comemorações Populares do 25 de Abril em Santarém – Associação Cultural.

 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem