Quarta-feira, Maio 22, 2024
InícioMundoDia Mundial da Liberdade de Imprensa destaca desafios da digitalização

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa destaca desafios da digitalização

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que foi assinalado no dia 5 de maio, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou o trabalho essencial de jornalistas e outros profissionais do meio que “procuram transparência e responsabilidade daqueles que estão no poder”.

Segundo o chefe da ONU, embora muitas vezes corram grande risco, os jornalistas seguem na linha de frente para levar informações precisas e para salvar vidas. António Guterres destacou o trabalho durante a pandemia e em zonas de guerra, onde são fundamentais para garantir reportagens de qualidade.

O desafio da Digitalização

O secretário-geral da ONU falou do desafio que o crescimento da digitalização impõe à imprensa.

Segundo Guterres, a tecnologia digital também torna a censura ainda mais fácil. Muitos jornalistas e editores em todo o mundo correm o risco constante dos seus programas e reportagens serem retirados da internet. E a tecnologia digital cria novos canais para opressão e abuso. As jornalistas, por exemplo, correm um risco particular de assédio e violência online.

Para Guterres, o avanço da tecnologia digital, embora contribua para a democratização no acesso à informação, também facilita a censura e cria novos canais para opressão e abuso, além de aumentar o risco de assédio e violência.

Um levantamento, citado por Guterres, indica que quase três em cada quatro profissionais sofreram violência online.

Guterres lembrou que, há 10 anos, foi estabelecido um Plano de Ação para a Segurança dos Jornalistas, para proteger os trabalhadores e acabar com a impunidade dos crimes cometidos contra eles.

Foto: Engin Akyurt / Unsplash

Prémio para a Associação de Jornalistas da Bielorrússia

Também para a celebração da data, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, premiou a Associação de Jornalistas da Bielorrússia com o Prémio Mundial da Liberdade de Imprensa/Guillermo Cano.

banner-complexo-aquático

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar