Quarta-feira, Maio 22, 2024
InícioAmbienteMoradores promoveram caminhada para "Unir o centro histórico ao Tejo" (fotos)

Moradores promoveram caminhada para “Unir o centro histórico ao Tejo” (fotos)

A Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém realizou, no domingo, uma caminhada sob o lema “Unir o Centro Histórico ao Tejo”, com o intuito de promover a revitalização dos inúmeros caminhos pedonais entre o planalto e os aglomerados habitacionais junto do Tejo, nomeadamente a Ribeira de Santarém, Alfange, Omnias e Caneiras.
A direção da AMCHS considera que “um dos desígnios da Cidade de Santarém até ao final da década, será conseguir estender verdadeiramente a Cidade até ao Tejo, permitindo a residentes e visitantes usufruir de uma frente ribeirinha requalificada”.

Para conseguir tal objetivo, a Associação entende que “é determinante conseguir unir o planalto ao rio, seja através de caminhos pedonais, numa vertente mais lúdica, seja através de melhoria dos transportes públicos e até da construção de um sistema mecânico de transporte de pessoas entre a Estação da REFER e o Bairro de S. Bento”.
Estas propostas faziam parte do “Caderno de Encargos para o Centro Histórico de Santarém, 2021-2025” que a AMCHS apresentou a todas as forças políticas concorrentes às últimas eleições autárquicas, sendo que muitas das propostas desse documento também constaram dos programas eleitorais de PSD e PS, partidos que atualmente integram o Executivo Municipal.

Foi com o objetivo de apresentar aos Associados e ao Executivo Camarário propostas de nove caminhos pedonais, alguns em boas condições, outros a necessitar de intervenções, mais ou menos profundas, e outros ainda inexistentes que a AMCHS levou a cabo esta caminhada em que participaram associados e convidados.
Grande parte do percurso do passeio coincidiu com percurso de Santarém da Rede de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo (https://www.visitribatejo.pt/pt/o-ribatejo/natureza/percursos-pedestres/)

A Caminhada seguiu o roteiro sinalizado:
1. Largo Infante Santo
2. Igreja de Santa Clara
3. Miradouro do Liceu Sá da Bandeira
4. Depósito das Águas de Santarém
5. Calçada da Graça
6. Ribeira de Santarém – Praça Oliveira Marreca
7. Ribeira de Santarém – Cemitério
8. Alfange – Praceta do Padre Chiquito
9. Alfange – Igreja de São João Evangelista
10. Caminho de Santiago
11. Porta de Santiago
12. Largo da Alcáçova
13. Av. 5 de Outubro
14. Largo Pedro Álvares Cabral
15. Rua Braamcamp Freire
16. Rua Miguel Bombarda
A iniciativa contou com cerca de 30 participantes, tendo estado presentes o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gonçalves, o vereador da Cultura e Centro Histórico, Nuno Domingos e a Vogal da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Nádia Pereira, e terminou com um almoço convívio no Clube de Santarém onde foi possível apresentar e debater as várias propostas da Associação.

banner-complexo-aquático

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar