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PCP defende investimentos na modernização da linha do Norte no distrito de Santarém

Direção da Organização Regional de Santarém do PCP analisa o Plano Nacional de Investimentos 2030 e defende a necessidade de acautelar investimentos na modernização da linha do Norte e de manter as ligações de longo curso com outras cidades.

O Governo, através da Infraestruturas de Portugal, SA, deu a conhecer recentemente aquela que poderá ser a versão final do Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI/2030), no que se refere ao sector ferroviário, com um quadro de investimentos de que se destaca, pela importância estrutural e volume financeiro, a nova Linha de Alta Velocidade (LAV) que visa, segundo os seus autores, reduzir “o tempo de trajeto entre [Lisboa e Porto], com o aumento da qualidade dos serviços de Longo Curso, e libertar capacidade da Linha do Norte para o tráfego suburbano e de mercadorias”.
A Direção da Organização Regional de Santarém, do Partido Comunista Português, assinala “desde logo a importância deste investimento, no plano económico, social e ambiental, numa perspetiva de reforço do serviço público ferroviário, de maior e melhor capacidade de oferta no transporte d longo curso de passageiros e da inerente redução da utilização do transporte rodoviário e consequente redução do consumo de combustíveis fósseis, o que igualmente terá consequências positivas em matéria de poluição”.
“A nova Linha de Alta Velocidade será dedicada exclusivamente ao tráfego de passageiros,
enquanto a Linha do Norte ficará dedicada ao tráfego de passageiros (suburbanos e regionais) e mercadorias, de acordo com o Plano apresentado, permitindo a diminuição do
congestionamento atualmente existente em vários troços da actual linha e o aumento do número de composições regionais e suburbanas. Naturalmente que para este último objetivo ser alcançado, importa que se concretize o investimento no fabrico de novas composições eléctricas que deem resposta às necessidades atualmente existentes no tráfego regional e suburbano”, afirma o PCP.

No que diz respeito ao distrito de Santarém, a Direção da Organização Regional considera que “estão por avaliar os efeitos positivos da construção da Linha de Alta Velocidade para o
distrito de Santarém, sendo certo que logo a partir da conclusão da primeira fase, prevista
para 2028, os comboios Alfa e Inter- Cidades deixarão de circular na Linha do Norte, logo a
partir de Coimbra”.
“Considerando que a partir do momento em que estiver executada a primeira fase (até
2028), a Sul de Leiria não haverá paragens a não ser em Lisboa-Oriente, os passageiros das estações da Linha do Norte, como Entroncamento e Santarém que pretendam ir para Norte (nomeadamente, Pombal, Coimbra, Aveiro ou Porto), terão de seguir em comboio regional até Coimbra (onde é feita a ligação à LAV). Ou seja, para o longo curso, de Santarém em direção a Norte, aumentará significativamente o tempo de percurso”, afirma a Direção Regional do PCP de Santarém.

O PCP entende que “faltam respostas no PNI 2030, quanto à garantia de manutenção do longo curso (intercidades) para a Linha da Beira Baixa, com passagem pelo Entroncamento.
A ausência de resposta a estas preocupações, em que o distrito de Santarém ficará mais longe do que atualmente, de um conjunto de cidades que lhe ficam a norte, em nada abona o mesmo e as populações, no plano económico, social e do direito à mobilidade”.

Por isso, o PCP entende que “nesta fase do Plano, impõe-se que o Governo dê resposta às questões colocadas e considere ainda que a Linha do Norte não perderá importância estratégica no quadro da Rede Ferroviária Nacional, pelo que o investimento na sua modernização deverá ser reforçado”.
O PCP nota ainda que “dos Investimentos Ferroviários do PNI 2030, não constam medidas de melhoria e modernização da Linha do Norte, para além daqueles que resultam da introdução da LAV, na região de Lisboa, entre Alverca e Azambuja”.
No caso concreto de Santarém, o PCP salienta que “continua sem previsão, a eliminação de diversas passagens de nível ainda em atividade e não estão planeadas correções ao traçado que poderão permitir a eliminação de constrangimentos à velocidade média”.
No comunicado, a Direção da Organização Regional de Santarém, do PCP, manifesta a sua “disponibilidade e empenho para obter as respostas e soluções para as questões aqui colocadas e de em conjunto com todos os que partilham das mesmas preocupações, lutar em defesa da qualidade do serviço público de transporte ferroviário que serve este Distrito”.

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