Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

Oferta

Receba o ebook Leituras Inextinguíveis Vol.II

InícioEmpresasNERSANT apoia a elaboração de candidaturas da região à Call Turismo
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

NERSANT apoia a elaboração de candidaturas da região à Call Turismo

A Portugal Ventures acaba de anunciar a abertura da Call Turismo, iniciativa que pretende investir entre 200 mil euros e até ao máximo de 1 milhão de euros em projetos na área da hotelaria e turismo. A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, como membro da rede de Ignition Partners da Portugal Ventures, está a apoiar a elaboração de candidaturas da região.

A Portugal Ventures, em parceria com o Turismo de Portugal e o Nest – Centro de Inovação para o Turismo, tem abertas candidaturas para a quinta edição da Call Turismo, que pretende financiar – entre 200 mil e 1 milhão de euros – projetos que contribuam para a inovação, sustentabilidade e eficiência do setor do turismo.

A call, direcionada para empresas constituídas ou por constituir, pretende identificar projetos que contribuam para aumentar a competitividade da oferta turística do país, melhorar a experiência do turista em Portugal e promover a eficiência das empresas do setor, sejam eles projetos tecnológicos ou não.

No âmbito dos projetos não tecnológicos, são elegíveis “projetos de hotelaria e similares”, “atividades de animação turística relacionadas com o património cultural e paisagístico”, “experiências turísticas que promovam a descoberta de novos territórios”, “atividades associadas com o aproveitamento de recursos endógenos e a revitalização de espaços de interesse cultural” e “alojamento turístico inovador ou que tenha ligação direta à promoção da cultura ou do ambiente”. Hotéis design, hotéis boutique, eco-resorts e similares, alojamentos inovadores (glamping, barcos casa e similares), operadores turísticos, parques temáticos, turismo náutico, turismo equestre, gastronomia e enoturismo e empresas de animação turística são exemplos da tipologia de projetos selecionáveis, dentro da área de projetos não tecnológicos.

Quanto aos projetos tecnológicos, a Portugal Ventures pretende financiar “projetos orientados para bens transacionáveis ou serviços integrando cadeias de valor internacionais”, “projetos baseados em I&D, que resultem de um processo inovador para criar uma nova tecnologia, processo ou objeto, ou que melhorem tecnologias ou processos já existentes, sendo dada preferência aos projetos baseados em tecnologias disruptivas” e “projetos com uma estratégia clara de proteção e valorização da propriedade intelectual”, sendo disso exemplos projetos de inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, internet of things, eletrónica, mobile, clean tech, marketplaces, robótica e software ou hardware que melhore a experiência turística ou que contribui para uma operação mais eficiente.

Qualquer projeto a candidatar deve ainda contribuir para os benefícios associados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentando soluções que promovam a desmaterialização de processos e serviços, a reciclagem, a reutilização e redução de resíduos, a integração de energias limpas, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a mobilidade inteligente.

Com o objetivo de apoiar o dinamismo económico da região, a NERSANT, enquanto parte integrante da rede de Ignition Partners da Portugal Ventures, está a apoiar a elaboração de candidaturas dos projetos da região do Ribatejo. Assim, os interessados em submeter projetos empresariais à Call Turismo e que precisem de apoio para o fazer, podem contar com o apoio técnico da NERSANT, bastando para tal contactar a associação através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

De referir que a Call Turismo dá, assim, execução ao previsto no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 76/2021, de 16 de junho, ao criar condições para o fomento do empreendedorismo e da inovação no setor.

banner-jornadas-gastronomia-Coruche

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem