ArtSpace em Alcanena acolhe exposição de projeto-piloto de educação artística da Let´s Art

0

Aida Alho, Alice Pinto, Benjamim da Ponte, Carolina Simões, Diego Durão, Duarte Carvalho, Francisca Marques, Henrique Casalinho, Lucas Serra, Mateus Carvalho, Miguel Caetano, Philòmene Gonçalves, Sara Fernandes e Tiago Luz são os 14 artistas da Academia Júnior (Torres Novas) que integram a exposição “Ser Artista por um dia” com inauguração marcada já no próximo dia 4 de junho, pelas 16h00, no ArtSpace João Carvalho, em Alcanena.

Com 5 e 6 anos de idade, este grupo de crianças do pré-escolar da Academia Júnior, em Torres Novas, faz parte de um projeto-piloto de educação artística em contexto não-formal, promovido pela Associação Cultural Let´s Art, que visa formar públicos culturais, proporcionando o contacto e a experimentação com o campo das Artes Visuais, promovendo a criatividade, a observação e a capacidade de análise, bem como a expressão livre, individual e coletiva.

Inserida no território da arte, da educação e da cultura, esta mostra é composta por um núcleo de cerca de 70 obras, organizada em seis momentos, que correspondem ao trabalho desenvolvido, em oficinas artístico-pedagógicas e visitas-oficinas a museus, que incidiram sobre algumas das referências maiores da História da Arte do século XX, como René Magritte (1898-1967), Vicent van Gogh (1853-1890), Henri Matisse (1869- 1954), Pablo Picasso (1881- 1973), Sónia Delaunay (1885-1979) e Salvador Dalí (1904-1989).

No dia da inauguração, pelas 16h15, os artistas vão também protagonizar a coreografia “Artipintura”, concebida e ensaiada pela bailarina Maria Carvalho, acompanhados pelo piano de Maria do Carmo, aluna de piano do Conservatório de Música do Choral Phydellius.

Funcionando como um laboratório criativo, as oficinas de educação artística “Ser artista por um dia”, da Let´s Art, decorreram em continuidade ao longo do ano letivo 2021/2022 da Academia Júnior e assentam numa metodologia vivencial que torna visível todo o trajeto de um artista, de profissão, desde a pesquisa e inspiração, passando pela criação e exposição, até à comunicação e partilha da mesma. Estas oficinas, realizadas pela historiadora de arte e curadora, Catarina da Ponte, são completadas por práticas em contextos museológicos e visitas a ateliês de artistas.

Seguindo o conceito da exposição, a mostra que é de entrada livre estará apenas patente neste dia, entre as 16h00 e às 20h30, no ArtSpace João Carvalho, situado Rua do Alto da Terça, nº60, 2380-052, Gouxari, Alcanena.

Let´s Art

A Let´s Art é uma associação Inserida no território da arte, da educação e da cultura, que tem como missão mediar e aproximar com diversos públicos destes domínios, através de uma abordagem e relacionamento próximo. Nasceu formalmente em 2021, na StartUp de Torres Novas, mas atua no campo da mediação artístico-cultural há 14 anos.

 

sem comentários

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Fechar
Exit mobile version