Sábado, Novembro 26, 2022
InícioEducação“Let’s Talk With Millennials” promovem consumo da carne de porco junto dos...
<
<
<
<

“Let’s Talk With Millennials” promovem consumo da carne de porco junto dos futuros chefs nas escolas profissionais de Salvaterra de magos e Fátima

 As “Let’s Talk With Millennials” vão percorrer escolas de hotelaria e turismo pelo país com showcookings do Chef Luís Gaspar, ao mesmo tempo que desmistificam preconceitos sobre o consumo da carne de porco.

 Promovidas no âmbito da campanha Let’s Talk About Pork from Europe, as “Let’s Talk With Millennials” promovem os benefícios da carne de porco junto dos jovens aspirantes a Chef, com esclarecimentos sobre o modelo europeu de suinicultura e receitas de Luís Gaspar, Chef executivo da Sala de Corte.

Estas ações de sensibilização e showcookings irão percorrer várias regiões do país. Ao longo do ano, o Chef Luís Gaspar visitará 12 escolas profissionais de hotelaria e turismo, onde levará a cabo sessões de culinária com receitas originais à base de carne de suíno.

As “Let’s Talk With Millennials” são ações no âmbito da campanha europeia de promoção da carne de porco, Let’s Talk About Pork, que visa esclarecer sobre o modo de produção europeu patente em Portugal, Espanha e França, países com forte tradição de consumo de carne de porco. Estas ações em escolas visam sobretudo os jovens estudantes de hotelaria, nomeadamente os futuros Chefs, que terão um papel importante nos próximos anos na forma como será consumido este tipo de carne.

As primeiras sessões decorreram na Escola de Hotelaria de Fátima e na Escola de Hotelaria de Setúbal, que reuniram cerca de 60 alunos cada. As restantes divulgações das “Let’s Talk With Millennials” estão marcadas para os próximos meses, a começar já no dia 7 de junho, na Associação de Cozinheiros, e a 21 de junho, na Escola Profissional Salvaterra de Magos.

Esta é também uma oportunidade para os jovens estudantes partilharem a experiência com o consagrado Chef Luís Gaspar, responsável pela steakhouse Sala de Corte, reconhecida internacionalmente pelo World’s Best Steak Restaurants como a 50ª melhor steakhouse do mundo, sendo este o único restaurante português presente no ranking. A Sala de Corte foi ainda distinguida com 2 Garfos no concurso Lisboa à Prova.

Luís Gaspar é, desde 2010, membro da Equipa Olímpica Portuguesa de Culinária, com participações em concursos internacionais como elemento da equipa Júnior e Sénior. O Chef português ganhou várias medalhas de Ouro, Prata e Bronze, em vários anos de competição internacional. Em 2017 venceu o Chef Cozinheiro do Ano, um dos mais importantes concursos de cozinha em Portugal, e foi eleito o ‘Best Promising Chef of Portugal’, pelo festival Open Restaurant, onde representou Portugal em Israel.​

Receitas do Chef Luís Gaspar

Presa de Porco Alentejano com arroz de ameijoa à Bulhão Pato

Receita para 4 pax

Ingredientes:
600 gr presa de porco alentejano
4 dentes de alho
Tomilho-limão q.b.
2 gr paprika fumada
Pimenta preta q.b.
100 ml azeite virgem extra
Flor de sal q.b
200 gr arroz carolino
100 gr chalota
400 gr ameijoa-boa
50 gr coentros
200 gr limão
200 ml vinho branco
100 gr manteiga

Preparação:

Limpar e dosear em 4 porções a presa de porco alentejano. Marinar a presa de porco alentejano com azeite, flor de sal, pimenta preta, alho, tomilho limão e paprika fumada.

Depurar a ameijoa em várias águas e abrir à Bulhão Pato com azeite, alho, coentros e limão. Separar o miolo das cascas e reservar o caldo. Aproveitar as cascas para fazer um caldo aromatizado com alho e coentros.

Corar a presa de porco alentejana num até ficar bem caramelizada. Deixar descansar durante 10 minutos.

Fazer um refogado com o azeite, chalota, alho e abrir o arroz com o caldo de alho e coentros.

Finalizar a cozedura do arroz com o caldo da ameijoa à Bulhão Pato para lhe dar intensidade e frescura no final. Adicionar a ameijoa no final e finalizar com coentros e raspa de limão.

Num sauté voltar a corar a presa de porco alentejano, finalizar com manteiga noisette, alho e tomilho- limão.

Empratar o arroz e a presa de porco alentejano.

Emulsionar o caldo bulhão Pato com um cubo de manteiga fria e verter sobre o arroz de ameijoa.

Bochecha de Porco Bísaro, Brás de cogumelos e espargos verdes

Receita para 4 pax

Ingredientes:

4 unidades de Bochecha de Porco Bísaro
4 dentes de alho
Alecrim q.b
2 gr paprika fumada
Pimenta preta q.b.
100 ml azeite virgem extra
Flor de sal q.b.
100 ml Vinho do Porto
200 gr tomate-chucha
400 gr cebola
100 gr cenoura
100 gr polpa de tomate
100 gr espargos verdes
100 gr cogumelos shitake
150 gr batatas-palha
Salsa q.b.
1 folha de louro
6 gemas de ovo
40 gr manteiga

 Preparação:

Marinar as bochechas de porco bísaro com azeite, flor de sal, pimenta preta, alho, alecrim, paprika fumada e Vinho do Porto. Corar as bochechas em azeite até ficarem bem caramelizadas.

Fazer um mirepoix com cebola, alho, tomate, cenoura e refogar bem em azeite. Adicionar as bochechas e deixar estufar lentamente durante 4 horas. Deixar reduzir o caldo.

Fazer um refogado com cebola, alho e o louro. Temperar com flor de sal e pimenta preta. Deixar cozinhar lentamente.

Descascar e laminar os espargos e os cogumelos. Cozinhar as gemas de ovo com a manteiga em banho-maria até ficar bem cremoso, temperar com flor de sal e pimenta preta.

Adicionar os espargos e os cogumelos ao refogado. Juntar a batata palha, a gema de ovo e envolver bem até ficar homogéneo e cremoso. Finalizar com salsa picada.

Empratar o Brás de cogumelos e espargos verdes e a bochecha de porco bísaro estufada.

Emulsionar o caldo da bochecha estufada com manteiga e finalizar o prato.

Sobre a campanha Let’s Talk About Pork From Europe:

Num mundo onde abundam as mensagens contraditórias, é cada vez mais difícil saber quando é que uma informação é verdadeira ou falsa. A iniciativa “Let’s Talk About Pork From Europe” esclarece, de forma séria e transparente, o modelo de produção europeu de carne de porco, demonstrando que os padrões de qualidade e segurança alimentar da União Europeia são os mais elevados do mundo e os mais exigentes em termos de bem-estar animal, biossegurança e ambiente. A campanha de esclarecimento “Let’s Talk About Pork From Europe” arrancou em julho de 2020 e decorre até julho de 2022, em Portugal, Espanha e França, dirigindo-se essencialmente a públicos jovens entre os 18 e os 30 anos.

Saiba mais em: http://letstalkabouteupork.com/

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

spot_img
Também pode ler

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

spot_img
pubspot_img

Artigos recentes

spot_img

Comentários recentes

spot_img
spot_img
Feedback