O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) no distrito de Santarém foi apresentado esta quarta-feira, 1 de junho, em Santarém, na presença da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.
O dispositivo distrital conta, este ano, com 804 operacionais, 456 dos quais bombeiros, apoiados por três helicópteros bombardeiros ligeiros, além dos meios aéreos nacionais.
O comandante distrital de operações de socorro do distrito de Santarém, David Lobato, apresentou o dispositivo disponível para o combate a incêndios na região.
David Lobato afirmou que os bombeiros, única força disponível 24 horas, se constituem como “a pedra angular de todo o dispositivo, quer através do número de operacionais mobilizáveis para as Equipas de Intervenção, quer através dos elementos de comando que garantem a estrutura de comando e controlo de todo o sistema”.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, salientou o investimento que tem sido realizado na proteção civil em Santarém e no distrito, e que coloca Santarém como a segunda capital de distrito com o melhor rácio de bombeiros por habitante.
Pedro Ribeiro, vice-presidente da comissão distrital de proteção civil e também presidente da Câmara de Almeirim, apontou o distrito de Santarém como um bom exemplo de cooperação e deixou dois desafios à secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar. O primeiro desafio é a redução da idade para recrutamento de bombeiros e o segundo desafio é o regresso a Pernes do helicóptero com uma guarnição de bombeiros.
A secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, relembrou 2017 como o ano que todos gostaríamos de apagar da história, mas que devemos recordar para corrigir os erros. Hoje estamos melhor preparados, garante Patrícia Gaspar.
Nesta sessão foram distinguidos quatro antigos comandantes dos bombeiros do distrito, com medalhas por serviços distintos de proteção e socorro. A Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau cobre e distintivo laranja, foi concedida aos comandantes: Manuel Rufino, Ex-comandante dos Bombeiros Voluntários da Chamusca; Adelino Lourenço Gomes, Ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Constância; José Alberto Vitorino, Ex-comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém, dos Voluntários de Almeirim e dos Voluntários de Salvaterra de Magos, e Inspector Distrital de Bombeiros em Castelo Branco; e José Rosa Reis Curado, Ex-comandante dos Bombeiros Voluntários do Sardoal. Esta condecoração distingue estes comandantes pelo desempenho e cumprimento dos seus deveres profissionais nos Corpos de Bombeiros que comandaram e nas atividades de proteção civil.