Quinta-feira, Junho 20, 2024
InícioOpiniãoOpinião: Os novos vereadores e o Acordo PSD/PS, por Francisco Mendes
banner-complexo-aquático

Opinião: Os novos vereadores e o Acordo PSD/PS, por Francisco Mendes

O atual mandato autárquico em Santarém tem pouco mais de 7 meses e, portanto, ainda é cedo para fazer grandes balanços e ter razoáveis certezas sobre o desempenho dos nossos autarcas. No entanto, quero deixar aqui a minha avaliação de como as coisas estão a decorrer, ainda que correndo o risco de daqui a algum tempo, com dados mais consolidados, ter de dar o dito por não dito. Mas talvez não e disso tenho esperanças!

Ouça aqui o áudio do artigo no podcast do Mais Ribatejo:

Parece-me por agora evidente que o trabalho desenvolvido por este executivo camarário tem sido francamente mais concertado, mais incisivo, mais estratégico. E, bem importante, evidencia ser mais um trabalho de equipa e não só haver um presidente de Câmara que decide e uma equipa que ajuda a executar obedecendo.
A que se deve isto? Também ao facto deste ser o último mandato de Ricardo Gonçalves e de este não ter tido uma maioria absoluta, certamente que sim, mas resulta ainda mais com certeza de uma equipa renovada e do acordo estabelecido entre PSD e PS. Temos agora claramente vereadores com pelouros não só interessados em mostrar trabalho, como também empenhados em decidir, executar e melhorar.
É o caso dos dois vereadores do PS com pelouros: Nuno Russo e Nuno Domingos. Nuno Domingos tem estado a desenvolver, nomeadamente na área da cultura, um trabalho bem estruturado e muito próximo das populações. Também Nuno Russo se tem empenhado em conseguir prestar um serviço cuidado e organizado que, a manter-se, lhe poderá valer a candidatura socialista à Câmara Municipal em 2025.
Mas também temos de falar com uma esperança positiva de dois vereadores do PSD: João Teixeira Leite (agora vice-presidente) e Diogo Gomes. Diogo Gomes, apesar de alguns exageros oratórios e do manifesto interesse de ascenção dentro do partido, é um jovem que, se não puser esta tendência à frente dos interesses municipais, poderá confirmar-se como um muito bom vereador porque é empenhado, esforçado e interessado em resolver os problemas dos pelouros que lhe estão confiados. Já João Teixeira Leite, pela sua postura e oratória, poderá dar um bom candidato à Câmara Municipal em 2025, altura em que Ricardo Gonçalves já não se poderá candidatar, assim saiba refrear alguns excessos de certezas e confiança, conseguindo manter a vontade de fazer, de concretizar, de construir que o tem caraterizado.
Mas, com tudo tanto “na paz dos deuses”, acabamos por ter na Câmara Municipal uma quase ausência de oposição, de contraditório, que é muito saudável e essencial que exista em democracia. Não fosse a presença do vereador Pedro Frazão do Chega e essa oposição, esse contraditório, estariam ausentes das reuniões camarárias. Mas, apesar de este vereador levantar muitas vezes questões e problemas com toda a pertinência e sentido, esta não é a oposição que eu ali gostaria de ver dados os valores que este partido e vereador renegam e as ideias que incompreensivelmente defendem.
De qualquer forma, este acordo de governação autárquica entre PSD e PS é de grande importância para o concelho de Santarém e para todos nós seus munícipes, pois só desta forma poderemos ter algumas esperanças de Santarém sair do marasmo em que tem vindo a permanecer. Não será certamente bom para o PS em termos eleitorais futuros, pois a obra realizada trará sempre mais louros para o partido que detém a presidência, mas o Partido Socialista soma pontos por, ainda assim, ter tido a coragem de assumir a posição mais correta e mais útil para os munícipes e para o concelho, a única solução que evitou que o PSD ficasse com poucas alternativas que não fosse coligar-se com o partido Chega. Esperemos é que este acordo tenha condições de durar e que seus efeitos sejam os que aqui auguro.

Francisco Mendes

 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO