A somar a cursos de sucesso já reconhecidos e com plena empregabilidade, nas áreas do Multimedia, Turismo, Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, a Escola Profissional do Vale do Tejo abre no próximo ano letivo um novo curso de Eletrotécnica.
Veja a entrevista em vídeo e subscreva o canal do Mais Ribatejo no Youtube:
Em entrevista ao Mais Ribatejo, Salomé Rafael fala do longo caminho que o ensino profissional ainda tem de percorrer para atingir a média europeia de 50% de alunos do secundário em cursos profissionais.
Em Portugal, apesar de todos os esforços realizados ao longo dos anos esse número ronda os 30%. Para ter metade dos alunos do secundários no ensino profissional, Salomé Rafael considera que tem de haver uma mudança de mentalidades de pais, encarregados de educação, de alunos e dos próprios professores, que permita uma escolha esclarecida sobre o percurso escolar dos nossos jovens, entre o ensino geral e o ensino profissional.
“O ensino profissional tem 50% de aulas práticas e técnicas, e na EPVT conhecemos bem as empresas onde os nossos alunos fazem os estágios, escolhemos as melhores empresas que possam ajudar os nossos alunos a progredir, e essa ligação com o mundo empresarial é uma área que fazemos muito bem”, afirma a presidente do conselho de administração da EPVT. Uma reflexão para ver e ouvir nesta entrevista.















