Sábado, Maio 18, 2024
InícioAmbientePor que é tão importante poupar água?

Por que é tão importante poupar água?

As reservas de água doce que temos hoje em dia, são cada vez mais limitadas, pelo que fazem da água um dos recursos mais preciosos do planeta, e por isso a grande importância de se usar técnicas para se poupar água todos os dias.

Proteger os nossos ecossistemas naturais de maiores danos é essencial. Os oceanos, riachos e lagos que são a força vital de tantos ecossistemas locais são usados ​​como aterros sanitários, danificando tudo o que depende destas fontes de água.

Dados que deve saber:

  • 97% de toda a água do planeta é salgada e imprópria para consumo.
  • 3% da água do planeta é água doce.
  • Apenas 0,5% está disponível para beber.
  • Os outros 2,5% da água doce são encontrados nos glaciares, na atmosfera, no solo, abaixo da superfície da terra ou está demasiada contaminada para consumo.

Com os altos níveis de população e uma porcentagem tão reduzida de toda a água do planeta própria para consumo, só faz sentido preservar e conservar esse recurso precioso. Mas o que significa economizar água?

A conservação da água significa saber usar de forma inteligente, o nosso limitado abastecimento de água e cuidar deste recurso adequadamente, pois cada um de nós depende da água para sobreviver. É da nossa responsabilidade aprender mais sobre a conservação da água e como podemos ajudar a manter as nossas fontes puras e seguras para as gerações futuras.

O nosso abastecimento de água disponível pode acabar, ou seja, não temos uma quantidade infinita de água, e a poupança de água e a sua conservação não é tarefa apenas de cientistas, hidrologistas, urbanistas, agricultores. A conservação da água é um problema de todos.

A Selectra, empresa que se dedica à comparação de tarifas de energia, água e telecomunicações, juntamente com o Mais Ribatejo, dá-lhe algumas dicas de como pode poupar na água e ainda dos benefícios que isso oferece ao ambiente.

Razões a ter em conta para poupar água

A água é necessária em quase tudo o que fazemos: precisamos de água para beber, tomar banho, cozinhar, lavar e inúmeras outras atividades. Se queremos continuar a manter o nosso corpo saudável e limpo, devemos aplicar formas de poupar água. As razões são muitas.

Garante a produção de alimentos: Frutas e legumes, assim como outros produtos, necessitam de água para crescer. Mas se a zona de plantação sofrer uma seca, pode ficar seriamente comprometida.

Protege o nosso ecossistema e a vida selvagem: os humanos não são as únicas espécies que precisam de água para sobreviver. Sem água, a vida aquática não terá nenhuma chance de sobrevivência.

Minimiza os efeitos da seca e da escassez de água: Apesar da nossa necessidade de fontes de água doce esteja sempre a aumentar devido ao crescimento da população e da indústria, a oferta que temos permanece constante. Apesar da água eventualmente voltar à terra através do ciclo da água, nem sempre é devolvida ao mesmo local, ou na mesma quantidade e qualidade. Assim, reduzindo a quantidade de água que usamos em casa e nas empresas, podemos proteger-nos melhor contra futuros períodos de seca que podem ocorrer.

Ajuda a preservar o nosso meio ambiente: Reduzir o uso de água diminui o consumo de energia necessária para processá-la. Poupar água ajuda a reduzir a poluição e conservar os recursos de combustível.

Construir comunidades seguras e bonitas: Os bombeiros, hospitais, postos de gasolina, empresas de limpeza de rua, clubes de saúde e restaurantes exigem o consumo de grandes quantidades de água para fornecer serviços comunitários.

Ajuda nas nossas finanças: proteger o ambiente é extremamente importante, mas é impossível não falar de poupar dinheiro quando o assunto é reduzir consumos. Reduzir os consumos tem como consequência reduzir os gastos mensais da água. Quem não gosta de pagar menos e usufruir de um serviço? Lembre-se que poupar água, não apenas cuida do ambiente e evita que a água um dia falte, como também permite que gaste menos dinheiro com a fatura. Poupar água é bom para o ambiente e para a sua carteira.

Então, o que fazer para reduzir o consumo de água?

A conservação da água requer previsão e esforço, mas tudo ajuda. Não pense que aquilo que faz não importa. Todos nós podemos fazer mudanças no nosso estilo de vida para reduzir o consumo de água. O truque é fazer da poupança de água um modo de vida, e não apenas algo em que pensamos só de vez em quando.

  • Em casa, é aconselhável usar soluções de poupança na casa de banho, na cozinha, ao regar o jardim e na piscina. Por exemplo, um chuveiro de baixo fluxo pode ser instalado no wc. É muito conveniente instalar autoclismos de dupla descarga, podendo poupar imensos litros em cada utilização.
  • Os especialistas afirmam que as torneiras representam 15% do consumo de água em casa e normalmente deitam o dobro da água que deveriam. A instalação de limitadores de caudal em todas as torneiras da casa ajudam a resolver este problema.
  • Reduzir os resíduos que produzimos também é essencial para cuidar dos lagos, rios e oceanos para que não sejam depósitos de lixo. Uma forma de reduzir o uso de garrafas e recipientes de plástico é ter um purificador de água em casa.
  • Por outro lado, no jardim ou pátio é melhor usar sistemas de irrigação que reduzam o consumo de água. A rega deve realizar-se logo de manhã ou à noite.
  • Finalmente, é aconselhável comprar produtos de papel reciclado que exigem muito menos água na sua produção e são mais ecológicos.

 

 

 

 

 

banner-complexo-aquático

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar