Quarta-feira, Maio 22, 2024
InícioAmbienteConferência dos Oceanos da ONU - Lisboa acolhe sessão do documentário sobre...

Conferência dos Oceanos da ONU – Lisboa acolhe sessão do documentário sobre “a baleia mais solitária do mundo” (com vídeo)

A cidade de Lisboa está, neste fim de semana, repleta de eventos culturais ligados à proteção da vida marinha. O motivo é o início da Conferência dos Oceanos da ONU, nesta segunda-feira 27 de junho e que tem lugar até 1 de julho, e no qual líderes de todo o mundo devem firmar tratado global para a proteção da vida marinha.

O primeiro evento teve lugar na noite desta sexta-feira: no Cinema São Jorge, na Avenida da Liberdade, com uma sessão do Cine ONU, que exibiu o documentário “The Loneliest Whale”.

História global sobre solidão

A procura pela baleia “hertz 52, que os cientistas acreditam ter passado toda a vida a comunicar numa frequência diferente das outras baleias” é a história central do documentário que teve produção-executiva dos atores Leonardo DiCaprio, mensageiro de Paz da ONU, e Adrian Grenier, embaixador do Programa da ONU para o Meio Ambiente.

A ONU News foi até o bairro de Alfama conversar com o realizador do filme, Joshua Zeman, que está pela primeira vez na capital de Portugal. Ele contou que a história da baleia acaba sendo uma história global sobre isolamento e solidão. Veja aqui a entrevista da ONU News:

Joshua Zeman considera que falar sobre solidão era um tabu até a pandemia de Covid-19 acontecer. Com isso, mais pessoas conseguiram compreender o que ele viu na história da baleia 52: “uma maneira de se expressar emocionalmente, já que mesmo as baleias que estão isoladas na escuridão do mar conseguem comunicar por longas distâncias através de frequências”.

O diretor do documentário lembra que o mesmo acontece com as pessoas, que conseguem se comunicar apesar das distâncias, através de aplicativos ou das redes sociais.

Joshua Zeman destaca que a vida começa nos oceanos, mas que o grande desafio passa por fazer as pessoas importarem-se com a causa. A baleia 52 acaba atraindo a atenção e a empatia do público por ser um animal gigante que enfrenta a solidão.

A sessão do Cine ONU em Lisboa é organizada pela ONU Portugal, pela Câmara Municipal de Lisboa, pela Embaixada dos Estados Unidos em Portugal e pela Fundação Oceano Azul.

No sábado à tarde, foi a vez da inauguração da Exposição Década do Oceano, na Praça do Rossio, região central de Lisboa, um evento que tem o apoio da Unesco. Artistas de todo o mundo criaram instalações originais para criar conscientização sobre a causa dos oceanos.

banner-complexo-aquático

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar