A forma como compramos os produtos mudou radicalmente nos últimos anos. A pandemia de Covid veio acelerar ainda mais o crescimento do comércio eletrónico, como comprova um estudo realizado em 2021, que indica que 70% dos consumidores portugueses já fazem compras online.
Para as empresas que vendem através da Internet existem diversos desafios, sendo que um dos mais relevantes diz respeito à implementação dos métodos de pagamento. Aliás, como oferecer métodos de pagamento diversos e abrangentes, que consigam ir de encontro à preferência da maioria dos consumidores, é uma das principais questões destas empresas.
A solução mais adequada, robusta e segura passa por recorrer a um gateway de pagamento para fazer a gestão dessa parte fundamental do negócio.
Como funciona um gateway de pagamento
A melhor forma de perceber a utilidade de um gateway de pagamento é através da comparação com um terminal de pagamento automático (vulgo TPA). Numa loja física, o TPA é responsável por receber os pagamentos realizados através de cartão de crédito ou débito.
O gateway de pagamento tem a mesma função, mas oferece maior flexibilidade, já que além dos cartões de crédito, também é possível receber aceitar transações realizadas por carteiras digitais.
Assim, de uma forma simples, estamos perante o interface que possibilita a realização e a transmissão de dados de pagamento entre os diversos intervenientes neste processo, o cliente, o banco e o negócio online.
Vantagens associadas aos gateways de pagamento
Existem várias vantagens que justificam a adoção deste tipo de solução. As principais vantagens que enumeramos são:
- Maior nível de segurança: mais do que nunca, os clientes têm consciência da importância da segurança online. Os melhores gateways de pagamento apresentam funcionalidades de segurança como sistemas de criptografia de dados e firewalls avançadas.
- Integração rápida: numa questão de minutos é possível implementar este tipo de sistema de pagamentos, possibilitando que se comece a vender de forma mais rápida.
- Custos reduzidos: investir no desenvolvimento de uma solução própria de pagamentos é uma decisão complexa que acarreta um custo avultado. Já a implementação de um gateway de pagamento, de forma geral, não tem nenhum custo. O pagamento normalmente é feito tendo em conta o volume de vendas.
Assim, é fácil entender por que cada vez mais empresas adotam este tipo de solução para fazer a gestão dos seus pagamentos online, podendo assim concentrar-se no que é realmente importante: aumentar as vendas.