O Município de Azambuja deu início, hoje dia 11 de julho, à empreitada designada por “E37/2021 Estabilização da plataforma e do talude na Estrada de Casais do Farol em Azambuja”. Os trabalhos visam reforçar as condições de segurança, quer da via de circulação quer das casas existentes junto aos depósitos de água de Casais do Farol.
A solução adotada consiste na execução de um conjunto de microestacas metálicas, às quais se associam vigas/lintéis em betão armado, cujo funcionamento conjunto garante o eficiente reforço do maciço e das condições de fundação das estruturas dos reservatórios de água, bem como a proteção das habitações localizadas no sopé do talude.
Além dos principais trabalhos de execução de microestacas e elementos de betão armado, serão ainda realizadas movimentação de terras, construção de muro de gabiões, sistema de drenagem de águas pluviais e pavimentação, bem como colocação de sinalização vertical e horizontal.
O valor desta empreitada na Estrada Casais do Farol ascende a 317 500,00 euros e o prazo programado para a execução da obra é de 180 dias (conclusão prevista para o início de 2023). Os trabalhos encontram-se adjudicados, através de concurso público, à empresa ANCORPOR – Geotecnia e Fundações.
A dimensão dos trabalhos a efetuar exige o corte total à circulação rodoviária no referido troço, tentando não dificultar o acesso aos moradores. O local e as vias de aproximação à obra estarão devidamente identificados. O Município de Azambuja apela ao respeito pela sinalização e agradece a compreensão para eventuais incómodos. A autarquia recorda, e reconhece, que esta é uma obra necessária e muito importante para a segurança dos habitantes da Estrada de Casais do Farol, na Freguesia de Azambuja.