Sábado, Abril 20, 2024
banner-complexo-aquático
InícioDesportoOs desportistas no mundo online

Os desportistas no mundo online

Há muito tempo, a única forma dos desportistas comunicarem com os seus adeptos era através da imprensa. Jornais, rádio e televisão eram os responsáveis por passar a mensagem dos ídolos aos seus fãs. No entanto, as redes sociais trouxeram um novo panorama para a comunicação dos atletas.

Atualmente, os desportistas são personalidades muito mais complexas no que toca aos media online. Um bom exemplo disso é o paralelismo dos jogadores mais antigos com os mais recentes. Por exemplo, um dos maiores futebolistas portugueses de todos os tempos, Eusébio (o “Pantera negra”), jogou numa época em que nem se pensava em redes sociais, tudo o que fazia e falava era reproduzido pelos jornais e os adeptos enalteciam o profissional. Por outro lado, mais recentemente, existe outro jogador com a mesma importância para Portugal. A maior estrela portuguesa do Manchester United, que começou a jogar nos anos 2000, conta com todos os seus melhores lances no YouTube e milhões de seguidores no Twitter, Instagram e Facebook. Tudo esta exposição mediática online abre também uma porta à intimidade do jogador, desta forma, os fãs conhecem não só o atleta, mas também a pessoa.

Nesse sentido, o uso das redes sociais está diretamente relacionado com os patrocínios e as estratégias de marca de cada atleta. É fundamental ter plataformas próprias para se comunicar diretamente com os seguidores, saltando assim os intermediários. Atletas de todas as categorias podem faturar com patrocínios diretos, como no caso da medalhista olímpica Patrícia Mamona, que se tornou embaixadora de uma famosa multinacional suíça. Além disso, os atletas ganham independência e os adeptos uma forma direta de contactar com os ídolos.

O avançado João Félix, jovem estrela do Atlético de Madrid, é um dos muitos futebolistas que aproveita o tempo livre a jogar videojogos, no entanto, o atleta tem um canal na Twitch e partilha os momentos com os seus fãs. Os títulos favoritos de Félix são ForteniteFifa Call od Duty: Warzone. Os seus seguidores passam horas a ver Félix a mostrar as suas habilidades também com o PC.

Outro futebolista que faz sucesso nas redes sociais é Dani Alves, o eterno parceiro de Messi, utiliza com frequência o Instagram para partilhar pensamentos, danças e looks. O brasileiro conta com milhões de seguidores, sendo um desportista conhecido por publicações que geram muita interação.

Além disso, as redes sociais também são utilizadas pelos atletas para demonstrar o seu apoio a causas sociais importantes. Este é o caso de LeBron James, o jogador dos Los Angeles Lakers é uma voz ativa da NBA. Sem medo de se posicionar, LeBron é conhecido pelos seus discursos interventivos em contextos sociais e legais, sendo uma das caras da inclusão e igualdade nos Estados Unidos.

Outro exemplo é Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, que também utiliza as suas redes sociais para defender causas sociais. Tal como LeBron, o piloto não se coíbe de defender as suas causas e dar a sua opinião, principalmente no que respeita a temas raciais e de inclusão.

Além dos desportos físicos, os atletas dos jogos mentais também contam com as suas redes sociais para estar em constante contacto com o seu público. Os profissionais do xadrez e do poker utilizam estas plataformas para partilhar conhecimentos sobre o jogo.

No campo do poker, os utilizadores estão sempre à procura de conteúdos ao vivo, em especial se for dedicado à vertente mais popular, a Texas Hold’em. É neste nicho que o português André Coimbra, embaixador do desporto, utiliza o seu canal na Twitch, uma famosa plataforma de transmissão em direto, para partilhar conhecimentos sobre a modalidade e também para jogar partidas de poker. André ensina as regras básicas e estratégias da modalidade, além disso, Coimbra também lançou um livro sobre o jogo.

Já o xadrez vive um grande momento no mundo online, e exatamente por isso, os Grandes Mestres, denominação pelo qual são conhecidos, estão a ganhar destaque nas redes sociais. O atual número 1 do mundo, Magnus Carlsen, utiliza o seu Instagram para partilhar um pouco do seu dia a dia e também ações de marketing. O futuro adversário do campeão mundial, o Grande Mestre Ian Nepomniachtchi, também utiliza a plataforma de fotos e vídeos para promover a sua escola de xadrez e algumas aventuras diárias. Desta forma vão criando a interação suficiente para atraírem os mais curiosos para os tabuleiros de xadrez.

Em suma, as redes sociais trouxeram uma nova lógica para os processos de comunicação. Todos os envolvidos na conversa tiveram que aprender novas formas de conectar com o interlocutor. Neste cenário, empresas, desportistas, clientes e adeptos ganharam novas ferramentas e a distância nunca pareceu tão pequena. E o mais importante, a voz dos atletas nunca foi tão forte.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar