O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, localizado no concelho de Azambuja, vai receber mais um “Dia Aberto no Castro”, no próximo dia 27 de julho, quarta-feira. A iniciativa é dirigida a toda a população e comunidade.
À semelhança dos anos anteriores vai ser possível realizar visitas guiadas ao Castro de Vila Nova de São Pedro, no horário das 10h às 12h e das 15h às 17h, onde todos os interessados poderão visitar a campanha de escavação deste ano, que está a decorrer até ao final do mês de julho.
A partir das 18h00 terá lugar uma refeição pré-histórica, com o objetivo de exemplificar a gastronomia calcolítica em Vila Nova de São Pedro, que terá lugar nas traseiras das antigas instalações da Junta de Freguesia de Vila Nova de São Pedro.
A iniciativa do “Dia Aberto” no Castro, tem como principal objetivo divulgar o trabalho desta equipa, bem como potenciar a aproximação da população local, e do público em geral, ao importante património que é o povoado Calcolítico de Vila Nova de São Pedro.
Uma organização do projeto “VNSP 3000 – Vila Nova de São Pedro, de novo – no 3.º milénio”. É um projeto com diversas valências e campo de ação, cujo principal objetivo é promover a valorização científica, patrimonial e social do povoado fortificado. Este projeto é da responsabilidade de uma equipa de arqueólogos da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), UNIARQ – Centro de Arqueologia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL) e da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), tendo o apoio da Câmara Municipal da Azambuja e da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa. Nos trabalhos participam alunos da licenciatura e mestrado da FL-UL.