A exposição «José Saramago | Um escritor de inquietações» – promovida pelo STAL, em parceria com a CM Santarém – será inaugurada no próximo dia 22, pelas 18h00, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém.
O STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, o maior Sindicato do País, entendeu associar-se ao centenário de nascimento do Prémio Nobel da Literatura com uma exposição que percorre todos os distritos de Portugal.
Esta exposição itinerante, que conta com a chancela da Fundação José Saramago, inicia na cidade de Santarém o périplo nacional e estará patente neste espaço até ao dia 20 de agosto.
EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA
José de Sousa Saramago nasceu no seio de uma família de camponeses humildes, na aldeia de Azinhaga (concelho da Golegã; distrito de Santarém), no dia 16 de Novembro de 1922, e veio a falecer na ilha espanhola de Lanzarote, a 18 de Julho de 2010.
José Saramago, o único Prémio Nobel da Literatura em Língua Portuguesa, dominou a palavra escrita com grande vigor, engenho e arte, tendo-nos legado 40 obras, às quais acrescentou sempre um cunho social, sendo, muito justamente, considerado um dos maiores vultos da literatura mundial, para orgulho de todos os que amam a língua portuguesa.
Título da exposição: JOSÉ SARAMAGO | UM ESCRITOR DE INQUIETAÇÕES
Curador da Exposição: António Marques