A AQUANENA consignou duas empreitadas para a melhoria do sistema de tratamento de águas residuais em Alcanena.
No sentido de garantir a implementação do Plano Estratégico, a Aquanena consignou a obra de cobertura de tanques de homogeneização da ETAR de Alcanena e respetivo tratamento dos gases para controlo da libertação de odores; e com o novo Sistema de injeção de oxigénio puro nos tanques de homogeneização.

Segundo a Aquanena, estes dois projetos, que irão avançar em breve, visam dar resposta a um dos principais objetivos de toda a intervenção: a redução dos odores ofensivos provenientes do sistema de tratamento da ETAR de Alcanena.
Em fase de obra no terreno estão também dois outros projetos muitos importantes para a redução de odores em todo o sistema de tratamento, incluindo na rede de coletores distribuídos pelo concelho. Trata-se da reabilitação da obra de entrada de efluente na ETAR, com tratamento do ar; e o sistema de controlo de sulfuretos nos emissários (Coletores), a decorrer em três pontos diferentes da rede.
Escassez de matérias-primas e componentes

A Aquanena refere que as obras têm sofrido alguns atrasos devido à escassez mundial de fornecimento de matérias-primas e de componentes.
A AQUANENA continua a trabalhar, de forma regular e empenhada, e em conjunto com o setor industrial, para encontrar uma solução para a valorização futura das lamas que são, atualmente, depositadas em aterro. Esta solução permitirá também contribuir, em grande parte, para a redução dos odores ofensivos, uma preocupação de todos os munícipes.

Entretanto, a AQUANENA deu início a um outro investimento de mais de um milhão de euros para a instalação de uma unidade de produção de energia, de modo a reduzir os custos de exploração, os quais, nos últimos meses, e resultado do panorama energético mundial, subiram significativamente.