Quinta-feira, Agosto 11, 2022
spot_img
InícioRegiãoPCP: "É urgente rever a política de estacionamento automóvel na cidade de...

PCP: “É urgente rever a política de estacionamento automóvel na cidade de Santarém”

“A política definida pela maioria PSD na Câmara Municipal de Santarém, para a cidade de
Santarém, requer uma urgente revisão, em aspectos fundamentais”, defende a Comissão Concelhia de Santarém do PCP. 

Em comunicado, o PCP propõe desde logo a revisão do “tarifário de estacionamento, atualmente muito elevado e por isso muito penalizador para a grande maioria dos que aqui habitam, trabalham e visitam”.
Defende a criação de “uma rede de parques de estacionamento nas áreas periféricas da cidade, atualmente inexistente, para incentivar a redução do fluxo de tráfego automóvel particular nas principais artérias, quer do planalto, quer das áreas circundantes”.

Considera que “a rede de transportes públicos urbanos, cujos horários, itinerários e material circulante não respondem às necessidades dos utentes, eficácia e eficiência não existe, não conseguem captar utilizadores, nos diversos percursos e ligações existentes”.
“Em paralelo com a adopção de novas e correctas políticas para o estacionamento e os transportes públicos urbanos, é imperioso que seja revisto o processo de concessão a empresas privadas dos espaços de estacionamento à superfície e subterrâneo, de modo a salvaguardar o interesse público e a qualidade dos serviços prestados aos utentes” refere o PCP.
“O actual contrato de concessão configura uma situação em que só o interesse privado aparenta estar a ser servido e o interesse do Município e dos cidadãos é descorado: não há regulamento de estacionamento para a cidade legitimado pelo órgão máximo do Concelho – a Assembleia Municipal; ausência de qualidade nos serviços prestados no que toca à regulação do trânsito e do estacionamento; o tarifário é escandaloso, por ser excessivamente caro”.
A Comissão Concelhia de Santarém do Partido Comunista Português defende “a redução progressiva do tarifário de estacionamento actualmente praticado, com vista à sua
futura eliminação na maioria das áreas presentemente afectadas”. Preconiza a “criação de parques de estacionamento na periferia da cidade, servidas por uma rede de
transportes colectivos que responda às necessidades dos utentes”.
Propõe “o fim das concessões a empresa privada de estacionamento, existentes na cidade e a reversão para o Município da gestão do serviço de vigilância e fiscalização das áreas tarifadas”.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

spot_img
Também pode ler
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

pubspot_img

Artigos recentes

spot_img

Comentários recentes

spot_img
Feedback