Quinta-feira, Agosto 11, 2022
spot_img
InícioDesportoGala do Vitória Clube de Santarém assinalou o final de mais uma...

Gala do Vitória Clube de Santarém assinalou o final de mais uma brilhante época (fotos)

Depois de um longo hiato que se prolongava desde 2019, motivado pelos constrangimentos impostos pela COVID-19, regressaram, enfim, as grandes galas do Vitória Clube de Santarém.

O jovem Miguel Garcia foi o atleta do ano no escalão de seniores masculinos

Na passada sexta-feira, dia 29 de julho, o Centro de Eventos e Negócios de Santarém engalanou-se para acolher os mais de 200 membros da família vitoriana disponíveis para assinalar o final de mais uma temporada desportiva cujo balanço é, como vem sucedendo nos últimos largos anos, muito positivo.
À imagem do que tradicionalmente sucede nestas ocasiões, o dia foi abrilhantado pela cerimónia de atribuição dos prémios “Vitória de Ouro” aos elementos que mais sobressaíram em 2021/22 nas mais diversas áreas, para além de se proceder à entrega das faixas, taças e medalhas aos escalões campeões distritais de futsal e de diversos galardões entretanto adiados devido ao cenário pandémico.
Num espaço a transbordar de juventude e vitalidade, o emblema vitoriano celebrou assim o culminar da 17.ª temporada oficial do seu historial, marcada pela afirmação do clube enquanto 2.º maior do país em número de atletas de futsal federados, bem como pela dupla certificação como Entidade Formadora de 4 Estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol (processo que finalizou com a 2.ª melhor avaliação de Portugal em futsal feminino e a 4.ª na vertente masculina).
A convocação de três atletas para as seleções nacionais de futsal foi outro dos momentos mais auspiciosos da temporada, com Matilde Martins a merecer a confiança na categoria feminina de Sub-17, ao passo que Cristiano Bernardino e Diogo Canha acorreram à chamada dos Sub-15 masculinos. Já no âmbito das várias seleções distritais da Associação de Futebol de Santarém, nota para a inscrição do nome de 25 atletas do clube nas listas finais que disputaram competições oficiais.
Paralelamente à sua modalidade rainha, menção para o crescimento exponencial de outras modalidades do clube em 2021/22, como o xadrez ou o jiu-jitsu, com o boxe a estrear-se em combates oficiais e o footgolf a sagrar-se campeão nacional por equipas.
Com o dinamismo e a transbordante paixão que tanto cativam a juventude escalabitana e a fidelizam ao emblema azul e branco, os vitorianos recorreram, como habitualmente, ao seu vasto espólio audiovisual para enaltecer e recordar alguns dos melhores momentos da época, como sendo a edição especial do Vitória Futsal Cup Champions, naquele que representou o tão aclamado regresso do maior torneio de futsal de formação do país.

Pedro Malaca agraciado com o Prémio Carreira

O jovem Miguel Garcia, com 12 anos de clube, foi o atleta do ano no escalão de seniores masculinos

Como tradicionalmente sucede há mais de uma década, o momento mais apoteótico da noite estaria reservado para a atribuição dos galardões “Vitória de Ouro” aos elementos que mais se destacaram ao longo da temporada, numa cerimónia conduzida por Maria Rodrigues e Miguel Laia, jovens jornalistas made in Santarém, e que contou com a presença de João Teixeira Leite (vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém), Marcelo Morgado (em representação da União de Freguesias da Cidade de Santarém), Carlos Coutinho (presidente da administração da empresa municipal Viver Santarém) ou Alberto Mineiro (diretor da Associação de Futebol de Santarém). O painel ficaria ainda completo com Helena Fernandes, representante do Projeto Agir+, iniciativa de intervenção e inclusão social à qual o Vitória Clube de Santarém se associou na temporada que agora finda.

Andreia Neves foi a atleta do ano no escalão de seniores femininos

Como ponto prévio, o universo vitoriano homenageou os elementos fundadores da sua secção de footgolf e a jovem Matilde Carvalho “Ronaldinha”, que entrou na história do clube como a primeira atleta de sempre na modalidade de skate.
Depois, numa cerimónia em que José Figueiredo e Carina Ribeiro conquistaram o direito a ostentar durante um ano a roseta que distingue o “Mister” e a “Miss Vitória 2022”, a mais alta distinção conferida a um vitoriano caberia ao emblemático Pedro Malaca, agraciado pela Direção com o Prémio “Carreira/Dedicação” pelos relevantes e permanentes préstimos dedicados ao clube.
Abraçando o ideal vitoriano em 2011, o enfermeiro de 42 anos chegou mesmo a assumir a presidência da Direção ao longo deste trajeto de 11 anos, sendo já, inequivocamente, por direito próprio, uma das mais importantes personalidades da história do Vitória Clube de Santarém.

Campeões distritais de veteranos receberam taça e faixas de campeão

Seguiram-se distinções especiais aos praticantes que somam já 10 ou mais temporadas ao serviço do clube, bem como àqueles que atingiram marcas redondas de relevo no que respeita ao número de jogos e golos oficiais, antes de serem divulgados os destaques de cada escalão de futsal do clube (nas categorias de “Atleta do Ano” e “Revelação do ano”), num universo global de praticantes que, cada vez mais, integra valores ao nível dos melhores de Portugal.
Miguel Garcia (seniores masculinos), no clube há 12 temporadas, e Andreia Neves (seniores femininos), vitoriana desde 2008/09, foram os grandes vencedores dos escalões mais representativos do clube, com Ivo Costa (com a manutenção no Campeonato Nacional Sub-15) e Leonor Meneses (conquista da Taça Distrital de Futsal Feminino) a arrebatarem, ex-aequo, o galardão de melhor treinador.

Juvenis 2019-20 receberam taça de campeões distritais adiada desde a pandemia

Prémios 2021/22:

Prémio Carreira/Dedicação: Pedro Malaca
Prémio “10 Anos / Dedicação”: Carla Paulino, Andreia Neves, Carina Ribeiro, Tiago Agostinho, Sérgio Fernandes, Joana Limeiro, Miguel Garcia, Bernardo Garcia, Miguel Neves, Zé Miguel.
Futsal:
Treinadores do ano: Leonor Meneses (Seniores Femininos) e Ivo Costa (infantis/iniciados)
Atleta do ano – Seniores masculinos: Miguel Garcia
Revelação do ano – Seniores masculinos: Bernardo Garcia
Atleta do ano – Seniores femininos: Andreia Neves
Revelação do ano – Seniores femininos: Teresa Trindade
Atleta do ano – Juniores masculinos: Diogo Delgado
Revelação do ano – Juniores masculinos: Miguel Canha
Atleta do ano – Juniores femininos: Joana Limeiro
Revelação do ano – Juniores femininos: Margarida Mendes
Atleta do ano – Juvenis masculinos: André Paulo
Revelação do ano – Juvenis masculinos: Mário Brasileiro
Atleta do ano – Iniciados: Diogo Canha / Cristiano Bernardino
Revelação do ano – Iniciados: João Canelas
“Atleta à Vitória – Infantis” – Martim Tomás / Ricardo Martins
“Atleta à Vitória – Benjamins” – Bernardo Carmo / Simão Coelho
“Atleta à Vitória – Traquinas” – Isabel Inácio / Tomé Santos
“Atleta à Vitória – Petizes” – Dinis Borges / Manuel Rodrigues
Atleta do Ano – Veteranos – Jorge Caeiro
Prémio “10 Anos / Dedicação”: Carla Paulino, Andreia Neves, Tiago Agostinho, Sérgio Fernandes, Joana Limeiro, Miguel Garcia, Bernardo Garcia, Miguel Neves, Zé Miguel.
Prémio 200 golos oficiais – Miguel Garcia (seniores masculinos)
Prémio 150 golos oficiais – Andreia Neves
Prémio 100 golos oficiais – João Esteves (infantis), Didi (iniciados), Zé Miguel (juniores masculinos)
Prémio 50 golos oficiais – Rita Vieira (seniores femininos)
Prémio 200 jogos oficiais – Andreia Neves (seniores femininos), Tiago Agostinho, Bernardo Garcia, Miguel Garcia (seniores masculinos)
Prémio 100 jogos oficiais – Miguel Rodrigues (benjamins), Maria Ferreira, Henrique Rodrigues, Guilherme Discher (infantis), Afonso Ferreira, Gabriel Esteves, João Canelas (iniciados), João Silva, Diogo Pedro, Rodrigo Rodrigues (juvenis), Maria Leonor (juniores femininos), Teresa Trindade (seniores femininos), José Figueiredo (seniores masculinos).
Atleta Jovem do Ano – Boxe – Tiago Oliveira
Atleta Sénior do Ano – Boxe – Jorge Monteiro
Atleta Jovem do Ano – Jiu-jitsu – Guilherme Guerra
Atleta Sénior do Ano – Jiu-jitsu – Gabriel Freitas
Prémio Regularidade – Footgolf – André Bento

Leonor Meneses e Ivo Costa venceram o galardão para melhores treinadores do ano

Agora, o Vitória Clube de Santarém prepara já a próxima época desportiva, sendo que todos os interessados poderão recorrer aos contactos 926633938 e vitoriacs@gmail.com para enveredar por uma aventura apaixonante no mundo do futsal ou das restantes modalidades que compõem o cardápio azul e branco.

 

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

spot_img
Também pode ler
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

pubspot_img

Artigos recentes

spot_img

Comentários recentes

spot_img
Feedback