Quinta-feira, Agosto 11, 2022
spot_img
InícioEmpresasTurismo em Portugal vai de vento em popa

Turismo em Portugal vai de vento em popa

Depois de dois anos marcados por constantes confinamentos e pela impossibilidade de viajar, 2022 traz mudanças positivas para a nossa economia, assim como, mais um motivo para olhar para o futuro com otimismo.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) prevê que o setor de viagens e turismo irá impulsionar a recuperação económica em Portugal, ultrapassando os níveis pré-pandêmicos já no próximo ano.

Segundo as previsões do WTTC, o sector do turismo em Portugal poderá ultrapassar os números obtidos em 2019 já em 2023, liderando, desta forma, a recuperação da economia nacional que deverá crescer cerca de 4,8%. A indústria deverá criar 3 200 empregos adicionais, para atingir mais de um milhão de postos de trabalho até ao final de 2023.

De acordo com os últimos dados do WTTC, espera-se que o PIB associado às viagens e turismo cresça anualmente a uma média de 3,4% durante a próxima década, mais do triplo da taxa de crescimento de 1,1% da economia global do país, para atingir mais de 50 mil milhões de euros (20,2% do total) até 2032.

Por outro lado, as previsões indicam que este setor seja capaz de criar quase 193 000 empregos nos próximos dez anos, com uma média de mais de 19 000 novos empregos por ano, atingindo mais de 1,1 milhões de postos de trabalho até 2032. Por exemplo, tem havido um grande crescimento de empresas de gestão de Alojamento Local em Lisboa.

Os dados avançados pelo Economic Impact Report (EIR) indicam que a contribuição total do setor para o Produto Interno Bruto (PIB) deverá chegar aos 39,5 mil milhões de euros, representando 17,4% do total da riqueza gerada no país.

Ainda de acordo com a análise da  WTTC, o setor do turismo será uma das alavancas de crescimento da economia portuguesa, sendo que neste momento, Portugal posiciona-se como o quarto destino mais popular na Europa.

A ForwardKeys, parceira do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, afirma que os últimos dados relativamente às reservas de voos mostram um “verão promissor para os países do Sul da Europa”.

Relativamente a Portugal, a ForwardKeys revela que, com base nas reservas de voos, o nosso país poderá posicionar-se como o quarto destino mais popular na Europa neste verão, com um crescimento anual comparado de 179% nas chegadas internacionais, ficando somente a 9% dos números de 2019.

Quanto aos mercados emissores, os dados referentes às reservas de voos, indicam que EUA, Países Baixos, Dinamarca e Alemanha, com aumentos de 41%, 36%, 29% e 11%, respectivamente, poderão suplantar os números de 2019.

Para Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, “a COVID-19 causou estragos no setor das viagens e turismo em Portugal, afetando milhões de rendimentos e impactando fortemente a economia nacional”. Contudo, a executiva admitiu que o futuro do setor das viagens e turismo em Portugal é “otimista”, salientando que “o crescimento do setor ultrapassará a evolução do PIB nacional e criar quase 200 mil novos empregos durante a próxima década”, destacando ainda o “bom trabalho do Governo português”.

Já Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), revela que “o objetivo é claro”, admitindo que “queremos posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos, seguros e sustentáveis do mundo”.

Perante este desafio, Rita Marques refere ainda que “queremos garantir que os turistas e empresas conheçam, entendam e tenham interesse em assumir o compromisso de alcançar destinos turísticos sustentáveis. Por um planeta melhor, um turismo melhor.

Com o aumento crescente do número de turistas interessados em conhecer Portugal, torna-se claro que investir em alojamento local será uma boa aposta para o futuro. Com uma vasta oferta de empresas que se dedicam à gestão de apartamentos turísticos em Portugal, como a empresa especializada em gestão de Alojamento Local em Lisboa e outra zonas do país, a GuestReady, empresa lançada em 2016, destaca-se pela sua excelência e qualidade, ajudando proprietários a economizar tempo e a rentabilizar os seus investimentos, tornando-os uma fonte de rendimento, recorrendo a tecnologia para aliar o conforto e tradição da hospitalidade ao mercado de arrendamento de curto e médio prazo.

A GuestReady oferece um conjunto muito aliciante de soluções, que vão desde a criação do anúncio de arrendamento, sessões fotográficas ao alojamento para que possa mostrar o que melhor tem a oferecer, aconselhamento, decoração e manutenção da sua propriedade, comunicação com os hóspedes, gestão de check-in e check-out, e limpeza profissional.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

spot_img
Também pode ler
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

pubspot_img

Artigos recentes

spot_img

Comentários recentes

spot_img
Feedback