Foi inaugurada esta segunda-feira, 15 de agosto, a exposição ao ar livre “Nossa Senhora do Castelo em registos azulejares” na Avenida Luís de Camões, junto ao Museu Municipal de Coruche, no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo.
A exposição, que estará patente até 15 de setembro, mostra os distintos registos dedicados à santa padroeira do Concelho numa das tipologias azulejares inventariadas na União de Freguesias Coruche, Fajarda e Erra, correspondentes à primeira fase de trabalho da inventariação de todo o património azulejar no Concelho, tendo por objetivo saber de forma exata quais os espécimes azulejares existentes, em que estado de conservação se encontram, quais os padrões em uso, as técnicas de produção, os motivos, entre outros elementos.
Considerados mais uma forma de devoção da população, estes azulejos são habitualmente encontrados nas fachadas principais das habitações. Na sua maioria são executados segundo a técnica de pintura à mão livre e/ou com a técnica de decalque, complementados com a utilização do aerógrafo para os fundos. Uma equipa liderada pela doutora Cláudia Emanuel encontra-se a proceder ao levantamento deste património azulejar, que decora, protege e valoriza as fachadas dos imóveis coruchenses.