O cortejo histórico e etnográfico de Coruche encheu as ruas da vila com milhares de pessoas para assistir a este desfile que constitui um dos pontos altos das Festas de Nossa Senhora do Castelo.
Foram mais de mil os participantes no cortejo histórico e etnográfico de Coruche, realizado no dia 18 de agosto, durante as Festas de Nossa Senhora do Castelo.
Depois de um interregno provocado pela pandemia, o cortejo regressou este ano dedicado ao tema “A Riqueza da Nossa Terra – Força de Viver”.
O desfile dos carros alegóricos regista com rigor documental e histórico memórias de lugares, pessoas, artes e ofícios, com o envolvimento das populações das freguesias, das associações locais e de incontáveis voluntários que asseguram representações fiéis de tradições e costumes coruchenses.
Da gastronomia à tauromaquia, do esplendor da lezíria às produções agrícolas, da devoção a Nossa Senhora do Castelo às atividades ligadas ao rio Sorraia, o cortejo foi um evento memorável, de afirmação da identidade e do orgulho do saber-fazer coruchense, transmitido de geração em geração, em múltiplas atividades do quotidiano e da economia local, em particular no que respeita à tiragem da cortiça enquanto património cultural imaterial de Portugal.